Teresa Salgueiro canta “Cantata Mariana” na Lagoa

© CM LAGOA

A igreja Matriz da Lagoa, em Santa Cruz, será palco do momento musical “Cantata Mariana”, interpretado por Teresa Salgueiro. Esta iniciativa, que terá lugar às 20h00 do próximo sábado (13 maio), insere-se nas comemorações dos 150 anos da colocação da imagem devocional de Nossa Senhora do Rosário no altar da igreja Matriz.

Esta imagem é padroeira da festa da paróquia de Santa Cruz, que decorre no primeiro domingo de agosto, juntamente com a imagem do Sagrado Coração de Jesus. Para assinalar a efeméride, a paróquia de Santa Cruz, através da Coleção Visitável da Matriz da Lagoa, preparou, para o mês de maio, um programa comemorativo constituído por três momentos: exposição, concerto e conferência.

No âmbito musical, Teresa Salgueiro (ex-vocalista dos Madredeus) regressa à Lagoa para interpretar a “Cantata Mariana”, celebrando as alegrias de Nossa Senhora, acompanhada pelo coro do Conservatório Regional de Ponta Delgada e pelos músicos Nélson Almeida (acordeão de concerto) e Sofia Queirós (contrabaixo).

O bilhete para o momento musical tem um custo de cinco euros, a partir dos 12 anos, e podem ser adquiridos no arquivo/sacristia da igreja Matriz da Lagoa no seguinte horário: às terças e quintas-feiras (18h00-19h00), às sextas-feiras (09h00-12h00) e no sábado (18h30 e 20h00-20h30).

Recorde-se que esta não é a primeira vez que a artista nacional e internacional atua na Lagoa, tendo vindo em 2017 protagonizar a “Oratória cânticos da tarde e da manhã”, no âmbito da inauguração da Coleção Visitável da Matriz de Lagoa.

No âmbito da comemoração da efeméride, estará patente até ao dia 31 de maio a exposição temporária “Maria: a Senhora do Rosário. 1873-2023”. Esta mostra centra o tema na figura de Maria, Mãe de Jesus e Mãe da igreja, propondo uma (re)descoberta pela sua identidade. O terceiro momento será uma conferência promovida pela paróquia de Santa Cruz, em parceira com a Coleção Visitável da Matriz de Lagoa, sobre a evangelização pela arte.

Categorias: Cultura

Deixe o seu comentário