Estatuto Editorial
- O Diário da Lagoa é um jornal regional de distribuição gratuita com edições online e impressa.
- O Diário da Lagoa pratica um jornalismo de proximidade feito a pensar no público da região e nos açorianos espalhados pelo mundo privilegiando histórias intemporais que marquem a atualidade.
- O Diário da Lagoa procura garantir aos cidadãos o direito à informação, sem impedimentos nem discriminações.
- O Diário da Lagoa não se submete a organizações partidárias nem a agendas ideológicas ou políticas.
- O Diário da Lagoa defende as escolhas editoriais que procuram a criatividade e o interesse público, cabendo unicamente à redação a publicação das notícias.
- O Diário da Lagoa procura desenvolver a sua atividade com rigor e independência, regendo-se pela ética e deontologia jornalística.
- O Diário da Lagoa distingue a notícia da opinião, circunscrevendo-se na primeira, à narração dos factos apurando as diversas partes envolvidas, e na segunda, identificando os seus autores seguindo o critério do pluralismo.
- O Diário da Lagoa recusar-se-á, sempre, à difusão de mensagens sem valor-notícia ou que incitem à prática de crimes e violações de direitos fundamentais.
- O Diário da Lagoa reconhece o direito de resposta, nas condições legais, a qualquer pessoa ou instituição, cujo bom nome e reputação se comprovem afetados por factos que revelem eventuais erros no exercício da atividade jornalística.
- O Diário da Lagoa tomará posição, nos termos da liberdade da Lei de Imprensa, sob a orientação deste Estatuto Editorial, sempre que considerar que estão em causa os princípios da democracia e das liberdades universais.