Tenda do ferreiro ferrador aberta a visitas no dia 3 de setembro

© CM LAGOA

A tenda do ferreiro ferrador estará aberta ao público, no dia 3 de setembro, das 10h00 às 13h30 e das 14h30 às 18h00, inserida na iniciativa “Museu Aberto”, que permite a todos os interessados visitar os núcleos museológicos da Lagoa gratuitamente.

A tenda do ferreiro ferrador é um núcleo museológico instalado numa tenda-oficina artesanal do século XIX, pertencente a João Benevides, descendente de uma família de mestres ferreiros e ferradores que praticaram a arte da forja.

Esta é a arte de trabalhar o metal para adquirir as formas desejadas, ofício que tem passado de geração em geração. O atual proprietário, bisneto do fundador, é o único ferreiro ferrador que mantém esta atividade em funcionamento na ilha de São Miguel.

A arte da forja era, sobretudo, utilizada numa época em que abundavam os transportes de tração animal para forjar os canelos e ferraduras, assim como os aros de ferro para colocar nas rodas dos carros de bois e das carroças. Era, igualmente, utilizada para o fabrico de utensílios de cozinha e de instrumentos agrícolas.

Com temática centrada na atividade da forja, o espaço museológico, situado no gaveto da avenida infante D. Henrique com a avenida conselheiro Poças Falcão, alberga in situ, não só os artefactos ligados ao método de produção e ao ofício de ferreiro ferrador, mas também permite assistir-se ao vivo à produção de peças em ferro.

A câmara municipal da Lagoa pretende, assim, incentivar a comunidade a visitar e conhecer cada um dos espaços museológicos que integram a rede do Museu Lagoa-Açores, inserida no âmbito das comemorações dos 500 anos de elevação da Lagoa a vila e a sede de concelho.

Categorias: Local

Comentários

  1. ANTÓNIO COUTO 2 Setembro, 2022, 00:44

    dEUS LHE DÊ MUITA SAÚDE E VIDA PORQUE QUANDO O FERRADOR VIRAR PRESUNTO ACABOU A ARTE.

Deixe o seu comentário