Sete ilhas sob aviso amarelo este domingo

Açores-Diario-Lagoa-São-Miguel-noticias-mau-tempo-chuva-vento-alerta-laranja

Devido ao elevado valor de água precipitável, aos intensos movimentos verticais associados a uma linha de convergência e à elevada instabilidade prevista para a região dos Açores, é esperada precipitação por vezes intensa acompanhada de trovoada, em sete das nove ilhas dos Açores.

Segundo o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros Voluntários dos Açores (SRPCBA), o IPMA emitiu aviso amarelo para as ilhas dos grupos Central e Oriental.

Para estes dois grupos é esperada precipitação, com aguaceiros pontualmente fortes, entre as 21h de sábado e as 13h de domingo, dia 31 de agosto.

No mesmo período é esperada a ocorrência de trovoada.

O SRPCBA recorda que o eventual impacto destes efeitos pode ser minimizado, sobretudo através da adoção de comportamentos adequados, pelo que, em particular nas zonas mais vulneráveis, recomenda-se a observação e divulgação das principais medidas de autoproteção para estas situações.

É necessário garantir a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas e a retirada de inertes e outros objetos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento; manter limpos os sistemas de drenagem e consolidar telhados, portas e janelas; garantir uma adequada fixação de estruturas soltas, como andaimes, placards e outras estruturas montadas ou suspensas; ter especial cuidado na circulação junto da orla costeira e zonas ribeirinhas.

Aconselha-se igualmente a não praticar atividades relacionadas com o mar, nomeadamente pesca desportiva, desportos náuticos e passeios à beira-mar e estar atento às informações e indicações da Proteção Civil e Forças de Segurança.

DL/SRPCBA

Categorias: Regional

Deixe o seu comentário