Log in

“Se a Região tem quadro financeiro brilhante como se explicam dívidas a fornecedores na Saúde?”

ZURAIDA-SOARES1

“Se a Região tem um quadro financeiro brilhante, como se explicam as dívidas aos fornecedores de medicamentos e outros materiais médicos?”, a pergunta foi da deputada Zuraida Soares, que, no âmbito da discussão da Conta de Região 2012, deixou fortes críticas ao Governo Regional, que acusa de apresentar contas com falta de transparência.

A deputada do BE considerou ainda inexplicável a existência de trabalhadores do sector da Saúde, em instituições privadas, com meses de salário em atraso, por causa da falta de pagamentos atempados de entidades tuteladas pelo Governo Regional.

Na apreciação da Conta da Região de 2012 e do respectivo parecer do Tribunal de Contas, o Bloco de Esquerda destaca a continuação da existência de critérios pouco claros na atribuição de apoios e subsídios e mesmo a existência de “sacos azuis”, práticas que o BE tem vindo a denunciar e que são atentatórias da democracia, por serem, potencialmente geradoras de compradios e favores eleitorais.

A deputada Zuraida Soares desafiou, por várias vezes, o Governo Regional a concretizar a renegociação das Parcerias Público-Privadas, assim como a assumir o compromisso para dar início à luta pela revisão da Lei de Finanças Regionais, como formas de assegurar a sustentabilidade do futuro dos Açores. No entanto, o BE ficou sem resposta.

DL/BE

Os leitores são a força do nosso jornal

Subscreva, participe e apoie o Diário da Lagoa. Ao valorizar o nosso trabalho está a ajudar-nos a marcar a diferença, através do jornalismo de proximidade. Assim levamos até si as notícias que contam.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

CAPTCHA ImageAlterar Imagem