Ribeira Grande recebe a V Feira Quinhentista este fim de semana

Feira-Quinhentista-Ribeira-Grande-

Arranca esta sexta-feira a quinta edição a Feira Quinhentista na Ribeira Grande, ilha de São Miguel. 

A decorrer nos dias 01, 02 e 03 de agosto, a edição deste ano é subordinada ao tema “Entre Cristãos e Mouros, e apresenta algumas novidades, sendo a principal, segundo o presidente da autarquia local, a opção da edilidade em valorizar os recursos humanos existentes no concelho para interpretar os diferentes papéis relacionados com o tema escolhido. 

Alexandre Gaudêncio refere que esta Feira Quinhentista tem um ‘programa diversificado e bastante atrativo, esperando que milhares de pessoas possam deslocar-se até ao concelho da Ribeira Grande durante o fim de semana. 

A Feira Quinhentista deste ano envolve mais de trezentos figurantes e vai transformar as ruas da cidade norte de São Miguel num ambiente muito próximo daquele em que se vivia há cerca de 500 anos. 

Este será um evento que contará com torneios a cavalo, cortejos nas principais artérias da cidade, mostra de armas, falcoaria, encantadores de serpentes, feiras e banquetes, bailias e folguedos, venda de escravos, ofícios e artesanato, tabernas de comes e bebes, teatro de rua, música, dança, jograis, bufões e trampolineiros. 

A animação estará a cargo de grupos de teatro e de música, nomeadamente grupos musicais, tendas de armas, animais e mouriscas, feiras infantis, bailarinas de dança do ventre, teatro de rua, acampamentos medievais, torneios a cavalo, espetáculos de fogo e decoração quinhentista cristã e moura. 

Segundo Alexandre Gaudência, outro destaque deste ano são as Ceias Manuelinas, cuja primeira noite já está esgotada, que serão servidas no restaurante Alabote, com uma vista privilegiada sobre o recinto da feira. 

Alexandre Gaudência destaca a Feira Quinhentista como um cartaz turístico de referência na Ribeira Grande que o seu executivo pretende começar a organizar anualmente. 

A Feira Quinhentista decorrerá junto às piscinas municipais da Ribeira Grande.

A Feira Quinhentista foi realizada pela primeira vez em 2007 para assinalar os 500 anos do concelho e tinha uma periodicidade bianual, enquadrada nas comemorações da atribuição pelo rei D. Manuel I da Carta de Foral que elevou o lugar da Ribeira Grande à categoria de vila.  

Segundo o presidente da autarquia da Ribeira Grande, esta Feira está integrada no programa de verão deste concelho, onde a preocupação vai para a realização de muita animação para levar muitas pessoas até á cidade norte, por forma a dinamizar o próprio comércio local. 

Um programa de verão intitulado “O Verão é na Ribeira Grande”, que começou em junho com as festas da Cidade, recentemente o espetáculo “Panda e os Caricas”, depois da “Feira Quinhentista” decorre o ”Festival Monte Verde” e ainda o “Circuito Mundial de Surf”, ou seja, “momentos marcantes para que as pessoas possam vir à Ribeira Grande e possam passar um bom bocado, beneficiando assim a nossa economia local”, refere o autarca.

DL

Categorias: Regional

Deixe o seu comentário