Presépio da Lagoa celebra 20º aniversário na América

Celebrou-se o 20º aniversário da Exposição Anual do Presépio da Lagoa nos Estados Unidos da América. A “Portugalia Market Place”, em Fall River, EUA, um destacado estabelecimento comercial do ramo alimentar inaugurou na noite de sexta-feira, dia 6 de dezembro de 2019, pelas 18H00, o Presépio da Lagoa, junto de convidados, autoridades e clientes em geral.
Pelo quinto ano consecutivo o Presépio da Lagoa foi montra de natal na Portugalia Marketplace, em Fall River. A comunidade emigrante, portuguesa, Lusa e americana vem manifestando o seu apoio a iniciativas que “tragam e promovam culturas tradicionais das diferentes comunidades que existem nos estados de Massachusetts e de Rhode Island”, mostrando muito interesse pelo presépio da Lagoa e pelos Açores. A Cônsul de Portugal em New Bedford, Drª Sheley Pires, o Conselheiro das Comunidades emigrantes portuguesas, João Luís Pacheco estiveram presentes. A Casa dos Açores da Nova Inglaterra esteve representada por Francisco Viveiros, seu presidente. O casal anfitrião Fernando e Maria Benevides, bem como seus filhos Michael e Jéssica receberam de braços abertos todos os convidados.

Durante a cerimónia de abertura o padre Maurício da Igreja do Espírito Santo de Fall River, benzeu o Presépio. Seguiram-se as intervenções das autoridades presentes em defesa das tradições natalícias, à volta do Presépio da Lagoa. Os bonecos do presépio são da autoria do bonecreiro do Rosário da Lagoa, António Morais. Este presépio foi adquirido em 2009 ao artista Morais pela família José e Maria João Sousa, empresários pauenses na Bermuda, para assim se poder continuar a promover a arte bonecreira junto das comunidades nos EUA, Canadá e quem sabe nas Bermudas um dia?

Este ano, a “vila-presépio”, construída na Portugalia Market Place, foi, de novo, fruto da criatividade do talentoso artista natural da Covoada, Gualberto Cordeiro, que se deslocou comigo aos EUA para a realização do projeto anual do presépio. Na cerimónia de abertura houve música popular de natal do “Grupo Além-Fronteiras” [Tony Duarte e vozes conhecidas da comunidade, mãe, tia Gabriela de Melo e familiares].
Desloquei-me aos EUA para realizar um Presépio da Lagoa na cidade de Fall River, no “Ponto de Encontro” da Comunidade Portuguesa – Portugalia Market Place; um presépio na cidade de New Bedford , na Biblioteca Casa da Saudade e um no Restaurante Cotalimar, do empresário pauense, Carlos Madeira; e outro na vila de Bristol na Hope Street, no âmbito das cidades irmãs com o apoio de Steve Contente, o presidente da Câmara Municipal daquela cidade.

O Presépio da Lagoa quando se desloca para os Estados Unidos tem sempre o apoio incondicional de pessoas e instituições da comunidade portuguesa, americana e lagoense em particular, radicadas nos EUA.
Tem sido sempre assim e por isso sempre louvado o esforço e a dedicação daqueles que se entregam a esta causa. Neste ano louvamos e agradecemos os seguintes apoios: Portugalia Marketplace, o empresário lagoense Ricardo Martins Mota. A ambos registo aqui os meus elevados agradecimentos. A Casa dos Açores (CANI), foi parceira do projeto. Ao João e Maria Tomasia, José António Pires, Eduardo Gouveia, David Loureiro e à “Magazine A Praça”, Fábrica de Chá – Gorreana Tea e Rosa Morgado, a todos, bem-haja pelo seu enorme espírito de colaboração e amizade, que muito aprecio e valorizo na minha atividade comunitária junto dos nossos emigrates.

RoberTo MedeirOs
Coordenador e responsável pela realização de 5 Exposições do Presépio da Lagoa no natal de 2019 nos EUA, nomeadamente na “Portugalia Marketplace, em Fall River), Biblioteca Casa da Saudade, Cotali Mar Restaurante, os dois, na cidade de New Bedford e um em Bristol, R.I.

(Artigo de opinião publicado na edição impressa de janeiro de 2020)

Categorias: Opinião

Deixe o seu comentário