Patrão Neves apresenta livro “No Trilho do Projecto Europeu”

maria_ceu_patrao_neves

“No Trilho do Projecto Europeu, uma experiência no parlamento em prol dos Açores”, assim se chama o livro que Maria do Céu Patrão Neves escreveu como forma de mostrar o seu trabalho no Parlamento Europeu. 

Patrão Neves, que decida a obra aos açorianos, refere que este livro acaba por ser uma “prestação de contas aos açorianos, a quem procurou servir durante cinco anos de mandato”. 

Autora refere que a publicação acaba pro ser mais que isso, não sendo um simples relatório do trabalho realizado, e procura apresentar aquilo do que é o funcionamento do Parlamento Europeu e deste com outras instituições europeias. 

Num terceiro objetivo, pretende levar à reflexão sobre a política europeia e a sua importância com impacto para os Açores. Refere-se a alguns aspetos que estão neste momento em consideração e que terão o seu desenvolvimento próximos nas instituições europeias, dando o exemplo, da entrada do Imposto Verde na ordem do dia, que muito terá a dizer aos Açores, no caso dos transportes aéreos e marítimos, temas que terão de ser bem acompanhados por toos os políticos com responsabilidades na matéria, tendo em conta as especificidades de ultra periferia, refere Patrão Neves. 

Esta é uma publicação dupla, tendo por um lado, um livro que abre uma janela ampla do como funcionam as instituições europeias, e integra um segundo livro, de menores dimensões, dedicado aos fundos comunitários geridos pela própria Comissão europeia e de acesso direto aos cidadãos. Um livro que dá resposta a muitas das questões a que foi sendo abordada a autora ao longo os últimos cinco anos, sendo uma ferramenta muito útil aos cidadãos. 

Neste âmbito a ex-eurodeputada destaca a importância que, quantos mais cidadãos se candidatarem a estes fundos, mais verbas poderão ser canalizadas para os Açores. 

Livros que, segundo Patrão Neves, são de fácil leitura e compreensão, gratuitos e estão disponíveis em vários espaços. A autora fará igualmente chegar a obra a quem a solicitar. 

Uma publicação que Patrão Neves dedica aos açorianos, a quem agradece pelo que lhe ensinaram, e desejando que assumam plenamente  a sua cidadania europeia.

Patrão Neves que acaba de integrar a Casa Civil do Presidente da República, a convite de Cavaco Silva, desempenhando funções nas áreas da Agricultura e Pescas, áreas a que se dedicou, nos últimos cinco anos enquanto eurodeputada, vendo assim a oportunidade de rentabilizar o intenso trabalho que entretanto realizou. 

Em termos pessoais diz igualmente receber o convite como muito agrado, sendo um reconhecimento implícito do trabalho desenvolvido

DL

Categorias: Regional

Deixe o seu comentário