Governo dos Açores quer potenciar atividade turística através do Turismo de Saúde

Luis-Cabal-saude-

O Secretário Regional da Saúde revelou, em Ponta Delgada, que o Governo dos Açores pretende que a atividade do Turismo de Saúde seja “potenciadora não só da componente turística, mas também do desenvolvimento do Serviço Regional de Saúde”. 

Luís Cabral, que falava à margem de uma intervenção sobre Turismo de Saúde, a convite do Clube Rotário de Ponta Delgada, referiu que o Turismo de Saúde “gera anualmente biliões de dólares de fluxos financeiros entre os EUA e alguns países como a China, a Índia e os países da América Central”.

“Uma vez que os Açores têm uma geolocalização bastante próxima dos EUA e mantêm uma proximidade do ponto de vista social e cultural com este país, não faz sentido não aproveitar e captar este mercado e trazê-lo para a Região”, afirmou o Secretário Regional, destacando as potencialidades do mercado da diáspora, que tem uma ligação afetiva muito grande com Açores e “poderá garantir o bom funcionamento do Serviço Regional de Saúde, não só para quem visita a Região, mas também para quem cá vive”. 

Luís Cabral recordou que o Governo dos Açores tem feito um esforço no investimento em infraestruturas dos edifícios da saúde na Região, nomeadamente na construção e remodelação dos hospitais. 

Nesse sentido, frisou que o Hospital de Ponta Delgada “está preparado para esta componente de Turismo de Saúde, restando apenas garantir que o funcionamento e o serviço desta unidade de saúde vá de encontro a esta realidade”. 

O Secretário Regional da Saúde referiu ainda que este sistema de Turismo de Saúde deverá ser desenhado paralelamente ao sistema público, “com financiamentos adicionais naquela área, garantindo assim que só há a componente de Turismo de Saúde se houver uma boa resposta na componente pública”. 

DL/Gacs

Categorias: Regional

Deixe o seu comentário