Governo determinado em utilizar verbas comunitárias para aumentar competitividade da Agricultura

Vasco-Cordeiro-seminario-agricultura

O Presidente do Governo dos Açores assegurou, esta quarta-feira (dia 16), que o seu Executivo está determinado em desenvolver políticas e medidas que garantam o melhor aproveitamento possível das verbas comunitárias ao dispor da agricultura até 2020, com objetivo de aumentar a competitividade deste setor. 

Vasco Cordeiro, que falava na abertura do Seminário “Agricultura Familiar versus Agricultura Sustentável”, promovido no âmbito das comemorações do Ano Internacional da Agricultura Familiar, referiu que o novo Programa de Desenvolvimento Rural (PRORURAL+) prevê uma dotação de aproximadamente 73 milhões de euros, exclusivamente destinados a compensar os produtores dos Açores pelas dificuldades de produção em zonas com condicionantes naturais específicas, conforme está previsto na PAC. 

Na sua intervenção, Vasco Cordeiro adiantou, por outro lado, que, no âmbito das práticas de produção sustentáveis, a Região, no anterior Quadro Comunitário de Apoio, ultrapassou largamente as metas comunitárias estabelecidas para as medidas relacionadas com a melhoria do ambiente e da paisagem. Tendo como referência os valores que a União definiu na ordem dos 25 por cento, os Açores conseguiram realizar cerca de 40 por cento. 

Ao salientar que o Executivo considera esta preocupação ambiental como prioritária, Vasco Cordeiro anunciou que o Governo dos Açores “reservou, no próximo período de programação financeira, uma dotação de cerca de 65 milhões de euros apenas para medidas agro-ambientais”. 

O Presidente do Governo manifestou-se também convicto de que o potencial da agricultura para gerar riqueza na Região está longe de estar esgotado, sobretudo, em áreas que ainda estão por explorar do aproveitamento do tradicional “saber fazer” adquirido ao longo de várias gerações e a sua ligação a novos desafios técnicos e de gestão empresarial, imprescindíveis explorações modernas e competitivas.

DL/Gacs

Categorias: Regional

Deixe o seu comentário