Log in

Fundos europeus permitirão alavancar ainda mais o investimento público

açores-noticias-jornal-digital-lagoa-governo-Sergio-Avila

O Vice-Presidente do Governo dos Açores salientou, na Horta, a atenção que o Executivo tem dado à execução dos mecanismos financeiros ao seu dispor, designadamente os fundos comunitários, para alavancar o investimento público na Região. 

Sérgio Ávila, que falava na Assembleia Legislativa, no decurso de um debate sobre o investimento público nos Açores, revelou que o Governo Regional vai “assegurar, até ao final deste mês, a execução financeira total, ou seja de 100%, da dotação destinada inicialmente no Programa Proconvergência, antecipando em 15 meses a execução total da sua parte nas dotações FEDER inicialmente previstas no Quadro Comunitário que vai terminar, em termos de execução, apenas em dezembro do próximo ano”. 

Para o governante, trata-se de “mais uma demonstração inequívoca da nossa prioridade na execução de todos os mecanismos financeiros disponíveis para impulsionar o investimento público”. 

Em relação ao novo Quadro Comunitário de Apoio, Sérgio Ávila revelou que os Açores apresentaram em Bruxelas, logo após a assinatura do Acordo de Parceria entre Portugal e a Comissão Europeia, a sua Proposta de Programa Operacional 2014-2020, o que torna possível, “já no próximo mês, a operacionalização e entrada em funcionamento do novo Quadro Comunitário de Apoio no que se refere ao FEDER e FSE”.  

O Vice-Presidente salientou, no entanto, que o Executivo irá fazer apenas, em cada momento, o que tiver a certeza de poder “pagar a tempo e horas”, não seguindo “o exemplo de algumas autarquias que, num passado recente, nesta região ou na outra região autónoma, fizeram em poucos anos aquilo que não tinham condições para pagar, condicionando agora por longos anos a concretização de novos investimentos”. 

Sérgio Ávila reafirmou esperar que já no próximo mês tenha início o novo Quadro Comunitário de Apoio e frisou que o Governo dos Açores “avançará imediatamente com os investimentos que nele estão previstos, de acordo com a calendarização, a elegibilidade e os financiamentos previstos, libertando as dotações financeiras que foram orçamentadas este ano”. 

DL/GaCS

Os leitores são a força do nosso jornal

Subscreva, apoie o Diário da Lagoa. Ao valorizar o nosso trabalho está a ajudar-nos a marcar a diferença, através do jornalismo de proximidade. Assim levamos até si as notícias que contam.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

CAPTCHA ImageAlterar Imagem