O Presidente da Câmara Municipal de Lagoa, João Ponte, acaba de anunciar que está a avaliar juridicamente a possibilidade de comparticipar as despesas das mordomias com a Sociedade Portuguesa de Autores, dos impérios do concelho.
Esta decisão prende-se com o facto de alguns mordomos se terem dirigido ao município a reclamar desta situação, que poderá por em causa a continuidade destas festividades em alguns locais do concelho.
João Ponte, defende que “ a aplicação de taxas da SPA para estas festividades, para além de ser uma aberração é uma afronta à autonomia regional”.
O autarca lagoense entende que “ os Açores têm as suas especificidades próprias e, neste caso, justificar a aplicação de legislação regional que isente o pagamento destas taxas, visto que pode estar em causa a continuidade de uma tradição secular que está intimamente ligada à História dos Açores e à celebração do Dia da Autonomia que se celebra na próxima segunda feira, dia 9 de junho”.
É de salientar que no concelho da Lagoa existem 26 Impérios que se mantêm anualmente, fazendo jus à tradição açoriana do culto ao Divino Espírito Santo.
DL/CML
Os leitores são a força do nosso jornal
Subscreva, apoie o Diário da Lagoa. Ao valorizar o nosso trabalho está a ajudar-nos a marcar a diferença, através do jornalismo de proximidade. Assim levamos até si as notícias que contam.
Deja una respuesta