- El Diário da Lagoa dá voz às notícias que contam, através de um jornalismo de proximidade, à luz de diferentes perspetivas.
- El Diário da Lagoa procura informar com rigor e independência, não só sobre o que acontece no seu espaço geográfico, mas também em relação ao que o rodeia. A partir da Lagoa, para o mundo.
- El Diário da Lagoa é responsável apenas perante os leitores, defendendo o direito à informação, sem preconceitos ou discriminações e não se submetendo a interesses de organizações nem a agendas de qualquer índole, repudiando quaisquer pressões ou censura.
- El Diário da Lagoa adota uma linha editorial livre, criativa e intemporal que legitime o interesse público, cabendo unicamente à redação a publicação das notícias, regendo-se pela ética e deontologia jornalística.
- El Diário da Lagoa se negará en todo momento a emitir mensajes sin valor informativo o que inciten a la comisión de delitos y violaciones de los derechos fundamentales.
- El Diário da Lagoa quer contribuir para uma opinião pública informada e interveniente, valorizando a liberdade de expressão, o debate e a reflexão.
- El Diário da Lagoa tomará posição, nos termos da liberdade da Lei de Imprensa, sempre que considerar que estão em causa os princípios da democracia e das liberdades universais.