Este fim-de-semana, em Vila do Porto, a equipa sénior feminina de basquetebol da Associação Juvenil Clube Operário Desportivo (AJCOD) disputou contra o grupo desportivo Gonçalo Velho e conquistou o seu primeiro título de campeã regional. Na próxima temporada, a equipa lagoense vai ascender à II Divisão nacional feminina.
A equipa, treinada por Liliana Dias e Clara Rodrigues, jogadora-treinadora do clube, sagrou-se campeã depois de vencer os primeiros dois jogos, ao melhor de três. No primeiro, conseguiram alcançar um resultado de 84-36 e, no segundo, venceram a equipa micaelense por 63-35.
“O nosso principal objetivo é ter sempre todos os escalões e formar atletas”, realça Liliana Dias, que orienta a equipa, em declarações ao Diário da Lagoa. Destaca ainda que este feito é positivo para o desenvolvimento do clube, que sempre foi “um clube de formação”, mas principalmente para os jovens atletas e para a sua formação pessoal e desportiva.
A existência de uma equipa sénior é também uma conquista para a AJCOD, na ótica da treinadora. “As nossas miúdas já olham para cima e veem uma continuação. Antes, chegavam ao escalão de Sub-18, acabavam e iam às suas vidas”, relembra Liliana Dias. Além disso, sublinha que ter a “representação da cidade da Lagoa numa competição nacional é sempre bom”.
Agora campeãs dos Açores, o plano da equipa é “estabilizar” e analisar as condições que têm para a temporada, como infraestruturas, condições financeiras e número de atletas interessadas em participar nas competições nacionais, conta a treinadora. Ainda assim, a “consistência” da equipa é a ideia-chave para Liliana Dias, que revela que, por enquanto, o objetivo das seniores femininas é manter-se na segunda divisão.
Os jogos da competição regional tiveram lugar no pavilhão Complexo Desportivo de Santa Maria. Recorde-se ainda que o departamento de basquetebol foi recentemente transferido do Clube Operário Desportivo e faz agora parte da Associação Juvenil.
Sara Lima Sousa
Os leitores são a força do nosso jornal
Subscreva, participe e apoie o Diário da Lagoa. Ao valorizar o nosso trabalho está a ajudar-nos a marcar a diferença, através do jornalismo de proximidade. Assim levamos até si as notícias que contam.
Deixe uma resposta