Açores devem continuar a desenvolver-se como “centro de excelência na investigação científica” no domínio do Mar

Fausto-Brito-Abreu-Mar-Faial

O Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia inaugurou, em representação do Presidente do Governo, a IX ExpoMar, certame que decorre na cidade da Horta até 10 de agosto, no âmbito dos festejos da Semana do Mar. 

Na sua intervenção, Fausto Brito e Abreu manifestou-se “impressionado” com o que viu naquela que considerou “uma das melhores edições” de sempre da ExpoMar. 

Fausto Brito e Abreu sublinhou que a realização desta feira em paralelo com a Semana do Mar, “que traz tanta gente à ilha do Faial”, contribui para afirmar os Açores “como um centro de excelência na investigação científica, como produtor de produtos de qualidade ligados ao mar e como destino de turismo de excelência”. 

O Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia lembrou, no entanto, que, apesar do “muito que já se faz” no arquipélago, aos Açores coloca-se o desafio de “aproveitar ao máximo a capacidade de, estando no meio do Atlântico, com águas de qualidade, que oferecem tantas oportunidades, sermos capazes de nos ajudarmos uns aos outros” para potenciar oportunidades de negócios entre diferentes setores económicos ligados ao Mar. 

Nesse sentido, Fausto Brito e Abreu referiu que a ExpoMar e a Feira Regional do Artesanato, dois certames que decorrem na Marina da Horta, são demonstrativos de “uma junção de vontades de vários participantes”, adiantando que poderão contar com o apoio do Governo Regional, que continuará a cumprir o seu desígnio de promover a Economia do Mar nos Açores, seja a fazer regulamentação, a investir em infraestruturas ou a dar apoios a iniciativas deste género.

DL/Gacs

Categorias: Regional

Deixe o seu comentário