Log in

“Nós queremos resgatar tudo o que são os produtos locais que os Açores têm”

O restaurante Frondoso, do hotel DoubleTree by Hilton tem um novo menu. Quisemos saber mais sobre quem o desenhou

Janeth Rios é desde há quatro meses a nova chef do restaurante Frondoso no hotel DoubleTree by Hilton © DL

Janeth Rios já trabalhou como chef em Amesterdão, nas Caraíbas, Médio Oriente e América do Sul. É desde há quatro meses a nova chef do restaurante Frondoso, do hotel DoubleTree by Hilton, na Lagoa, ilha de São Miguel. É ela a autora do novo menu do restaurante apresentado publicamente no passado mês de novembro.

“Nós queremos resgatar tudo o que são os produtos locais que os Açores têm. Os Açores são ricos porque têm, num dia, quatro estações. Temos o mar à volta, temos diversidade de produtos e também temos bons queijos, ou seja, vocês têm bons queijos nacionais, sobretudo nos Açores temos muita variedade”, começa por explicar a chef. 

E o objetivo da nova carta é transformar o local em algo requintado. 

“Nós queremos resgatar todos esses sabores do país com o que os avós cozinhavam antes. Mas transformando-os com técnicas francesas, com um pouco de italiano. E como é que surge tudo isto? As velhas tascas usavam as moelas e hoje usei-as num amuse-bouche [pequeno aperitivo]. O que fizemos foi transformá-las num foie gras para que seja um produto mais fino. Porque quando se fala de moelas, vai-se a uma tasca, não se vai a um restaurante comê-las, não é?”, destaca Janeth Rios. 

A noite contou também com a presença do enólogo convidado Tiago Macena, produtor da marca Tarelo, da ilha do Pico © DL

Na apresentação do novo menu, houve espaço para uma harmonização de vinhos. E o que é uma harmonização? Tiago Macena, enólogo, atualmente a trabalhar em três regiões vitivinícolas diferentes: no Dão, com a No Rules Wines, no Alentejo com a Adega Marel e nos Açores com a Tarelo, explica: “Harmonizar, significa juntar partes, emparelhar, pôr em harmonia, pôr em consonância, fazer bater certo”. 

O enólogo diz que “tudo influencia o nosso aparelho sensitivo. A música, a luz, a altura do dia. E, portanto, há uma pergunta super injusta que eu não consigo responder, que é qual é o meu vinho preferido”.

Gonçalo Patraquim, diretor de comidas e bebidas do Hotel DoubleTree by Hilton sublinha a importância do que é local. “Apostamos em produtos regionais, em receitas tradicionais mais reinterpretadas e trazidas para a mesa de uma forma mais contemporânea. A chef Janeth iniciou o trabalho connosco há cerca de 4 meses e tem entretanto vindo a devolver a cultura açoriana e também apoiando-se na sua equipa de cozinheiros 100% açorianos, criando este menu”, diz o sommelier.

Gonçalo Patraquim é o diretor de comidas e bebidas do Hotel DoubleTree by Hilton © DL

O DoubleTree by Hilton da Lagoa abriu em junho de 2024. A diretora comercial do DoubleTree by Hilton, Glória Peixe e Silva, explica que o hotel trabalha “bastante com o mercado de lazer, sobretudo com os mercados americano, canadiano, todos aqueles que têm ligação direta à ilha. A Hilton já tem cerca de oito mil hotéis em todo o mundo e temos um programa de lealdade que faz as pessoas voltarem à Hilton”.

Os leitores são a força do nosso jornal

Subscreva, apoie o Diário da Lagoa. Ao valorizar o nosso trabalho está a ajudar-nos a marcar a diferença, através do jornalismo de proximidade. Assim levamos até si as notícias que contam.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

CAPTCHA ImageAlterar Imagem