Log in

Hospital CUF Açores cria Unidade do Sono

© DIREITOS RESERVADOS
pubpubpub

O Hospital CUF Açores, na cidade da Lagoa, anunciou esta terça-feira, 28 de outubro, a criação de uma Unidade de Sono.

Segundo nota de imprensa enviada ao nosso jornal, a nova unidade tem como objetivo assegurar uma resposta “focada no diagnóstico, tratamento e acompanhamento das doenças do sono”.

De acordo com a Sociedade Portuguesa de Pneumologia, mais de metade da população portuguesa assume não dormir bem, o que, segundo o médico pneumologista com competência em Medicina do Sono e coordenador da Unidade do Sono do Hospital CUF Açores, Tiago Sá, “revela a dimensão e a importância deste problema de saúde pública, muitas vezes associado a outras comorbilidades, tais como doenças cardíacas, doenças metabólicas, doenças neurológicas, condições psiquiátricas e obesidade”.

A criação da Unidade do Sono permite um acompanhamento multidisciplinar que interliga diferentes especialidades, promovendo uma resposta adaptada a cada pessoa: “Existe agora uma equipa dedicada e articulada que define, em conjunto, a decisão terapêutica mais adequada a cada caso, tornando o tratamento mais célere, eficaz e personalizado”.

A nova unidade dispõe de salas técnicas para exames diagnósticos, tecnologia de última geração e consultas dedicadas, integrando especialistas em Cirurgia Maxilo-Facial, Endocrinologia, Medicina Dentária, Neurologia, Nutrição, Otorrinolaringologia, Pneumologia, Psicologia Clínica e Psiquiatria, para o diagnóstico e tratamento integrado de diversas patologias. A sua atuação abrange os distúrbios respiratórios do sono, incluindo apneias obstrutiva e central do sono, insónias e hipersónias, bem como os distúrbios de movimento relacionados com o sono, como a síndrome das pernas inquietas, parasónias e alterações do ritmo circadiano.

“Todas estas condições afetam não apenas o descanso noturno, mas também a saúde física, mental e a qualidade de vida”, alerta o coordenador da Unidade do Sono do Hospital CUF Açores, aconselhando que “na presença de sintomas como sonolência diurna excessiva, fadiga  ou ressono intenso acompanhado ou não por pausas respiratórias noturnas, seja procurada ajuda especializada”.

Com esta nova resposta assistencial, o Hospital CUF Açores reforça a sua aposta em cuidados de saúde diferenciados, especializados e próximos, disponibilizando à população açoriana uma unidade de referência que contribui para a melhoria do bem-estar, do descanso noturno e da qualidade de vida.

Os leitores são a força do nosso jornal

Subscreva, apoie o Diário da Lagoa. Ao valorizar o nosso trabalho está a ajudar-nos a marcar a diferença, através do jornalismo de proximidade. Assim levamos até si as notícias que contam.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

CAPTCHA ImageAlterar Imagem