Log in

Lagoa promove vigília noturna no âmbito da campanha SOS Cagarro 2025

© DIREITOS RESERVADOS
pubpubpub

A Lagoa vai promover no próximo dia 5 de novembro, pelas 20h30, a uma vigília noturna, no âmbito da Campanha SOS Cagarro 2025, que visa a proteção dos cagarros juvenis. O ponto de encontro para o início da vigília será no Posto de Turismo do Passeio Marítimo de Lagoa. 

A adesão à ação é de caráter voluntário e aberta à comunidade, sem necessidade de inscrição prévia. Os participantes percorrerão a orla costeira da cidade com o objetivo de localizar e resgatar cagarros juvenis que, no seu primeiro voo, possam ter ficado desorientados, ajudando-os a retornar em segurança ao mar.

De acordo com nota de imprensa enviada às redações, trata-se de uma iniciativa da Câmara Municipal da Lagoa, promovida através do CEFAL – Centro de Educação e Formação Ambiental de Lagoa, e em colaboração com o Parque Natural de Ilha de São Miguel e a Junta de Freguesia de Nossa Senhora do Rosário.

Em complemento a esta vigília, a Câmara da Lagoa vai, também, desligar a iluminação pública do Passeio Marítimo de Lagoa, a partir das 22h00, durante o período em que decorrer a campanha, como forma de mitigar a desorientação dos cagarros provocada pela iluminação artificial.

A campanha SOS Cagarro decorre de 15 de outubro a 15 de novembro, período que coincide com a saída dos cagarros juvenis dos ninhos para o primeiro voo oceânico. A iniciativa é coordenada e dinamizada pela Direção Regional de Políticas Marítimas, em parceria com a Secretaria Regional do Ambiente e Alterações Climáticas, através dos Serviços de Ambiente e Alterações Climáticas/Parques Naturais de Ilha.

A autarquia lagoense reforça, ainda, que está disponível o contacto da linha SOS Ambiente (800 292 800) para a comunicação de ocorrências relacionadas com esta campanha.

Os leitores são a força do nosso jornal

Subscreva, apoie o Diário da Lagoa. Ao valorizar o nosso trabalho está a ajudar-nos a marcar a diferença, através do jornalismo de proximidade. Assim levamos até si as notícias que contam.

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *

CAPTCHA ImageCambiar Imagen