Os jornalistas fazem greve e saem à rua em concentrações por todo o país esta quinta-feira, 14 de março. A greve nacional abrange também as regiões autónomas. Em São Miguel, a concentração terá lugar no jardim Antero de Quental, em Ponta Delgada, pelas 12h00.
Segundo Marta Silva, presidente da Direção Regional dos Açores do Sindicato dos Jornalistas, em declarações ao Diário da Lagoa, com este movimento nacional pretende-se chamar a atenção da sociedade “para as dificuldades que o jornalismo está a atravessar neste momento, quer do ponto de vista das condições de trabalho da classe, quer do ponto de vista de sustentabilidade das próprias empresas de comunicação social.”
A convocação da greve geral resulta das condições de trabalho cada vez mais degradadas com que a classe profissional se tem vindo a deparar em Portugal: baixos salários, precariedade e sobrecarga laboral, dificuldade de conciliação entre vida familiar e profissional, entre outros. Segundo o sindicato dos jornalistas, “a democracia não sobrevive sem jornalismo de qualidade.”
Marta Silva alerta para as condições de trabalho de alguns jornalistas da região:...
Artículo exclusivo para abonados
Assine já por apenas 0.5€ e ajude-nos a contribuir para um jornalismo mais independente.
Já é Assinante? Faça login e continue a ler
Por apenas 0.5€ poderá continuar a ler este artigo.