Log in

“A Lagoa não merece que se interrompa esse caminho de futuro e de progresso”

O Diário da Lagoa entrevistou os candidatos à presidência da Câmara Municipal da Lagoa. Conheça as respostas do candidato do Partido Socialista, Frederico Sousa

© PS LAGOA

DL: Porque se candidata nestas autárquicas?
Candidato-me, à presidência da Câmara Municipal de Lagoa como o rosto deste projeto de continuidade, mas também de renovação e inovação, focado em áreas como o desenvolvimento económico, a habitação, a mobilidade, a saúde e educação, a juventude e desporto, sem esquecer os que mais necessitam, desde as crianças aos mais idosos.
Apresento-me, assim, com a confiança e humildade de quem conhece a realidade do concelho, com a experiência de quem já serviu, consciente dos desafios e exigências que o exercício da função requer, e em caso de merecer a confiança dos Lagoenses, comprometendo-me a exercê-la com total disponibilidade para representar e defender os interesses legítimos dos lagoenses, pautando por princípios de seriedade e rigor para uma gestão próxima, participativa e transparente, com a colaboração de uma equipa experiente, competente e com provas dadas.

DL: Quais são os seus objetivos para o concelho da Lagoa?
Em 2021 apresentámos cerca de 90 ações previstos para 10 anos, mas que conseguimos concretizar e dar seguimento em apenas 4 anos, a cerca de 80%.
Agora renovamos o projeto e contamos não só concretizar o que falta, mas fazer ainda muito mais numa agenda para 10 anos.
Mas isso só é possível com o suporte de uma equipa competente e em estreita colaboração e diálogo com todos os lagoenses e instituições. O compromisso para os próximos anos é dar especial atenção ao que é prioritário para os lagoenses e neste sentido, das principais medidas para o concelho, destaco:
– A construção de habitação com renda acessível e loteamentos para autoconstrução, de forma a conseguirmos dar resposta ao maior número de famílias possível, principalmente aos mais jovens e aos que trabalham, mas não conseguem ter uma habitação condigna.
–  A ampliação do Tecnoparque com a construção de mais habitação, equipamentos empresariais e equipamentos desportivos;
– A requalificação da Frente Marítima, aumento de zonas balneares e melhoria das existentes, para que seja possível transformar a cidade;
– A implementação da rede minibus – “Urbana”, em articulação com os taxistas do concelho, abrangendo todas as freguesias, aliada à abertura de novas vias e de mais zonas de estacionamento;
– A criação de uma Polícia Municipal para reforço de competências na fiscalização, segurança rodoviária e presença no terreno, para um maior aumento de perceção de segurança à população;
– A Instalação do Posto Avançado de Bombeiros da Lagoa, com meios de primeira intervenção para reforçar a capacidade de resposta à população;
– Apoio às pequenas empresas e aos empreendedores, através do Lagoa Investe;
– A criação e instalação do Mercado Municipal, na cidade da Lagoa, para dinamizar o comércio e produtores locais;
– Reforço do abastecimento de água, saneamento e construção de uma ETAR no Rosário;
Apenas alguns exemplos de compromissos e propostas que foram ponderadas, que contamos concretizar com uma equipa que já provou que cumpre o que promete.
Também ambicionamos concretizar projetos que dependem da articulação com outras entidades, num espírito de cooperação e articulação, como é o caso da:
– Reabilitação da Fábrica do Álcool, para que seja possível preservar o património e dinamizar um complexo com enorme potencial e localização privilegiada;
– Reforço da segurança rodoviária, nomeadamente através de uma rede de sistemas de controlo de velocidade através de radares;
– O alargamento da via da SCUT no troço de Sta. Cruz e construção de um novo acesso a norte do Convento, com o objetivo de se melhorar a segurança no troço existente e aumentar as acessibilidades nessa zona de expansão;
Entre outras propostas e reivindicações que venham beneficiar os Lagoenses, pautadas pelo respeito e lealdade institucional.

DL: O que considera urgente resolver na Lagoa?
O mais urgente para resolver na Lagoa prende-se sobretudo com a área social, desde logo com a construção de mais habitações a preços acessíveis, para além das já em execução.
A criação de condições para as famílias lagoenses com a criação de mais uma creche na cidade para apoio à infância e aumento da capacidade das existentes, estando o Municipio disponível para cedência de um terreno, para que, em conjunto com uma IPSS do concelho e com o Governo Regional (GRA), seja possível aumentar o apoio à infância através de aumento de mais vagas em creche.
Urge também dar-se início à requalificação da Escola Básica e Integrada Padre João José do Amaral, com a passagem do pavilhão para Municipal, para se reforçar a resposta aos clubes e atividades desportivas no concelho.
Mas também reforçar as respostas sociais dedicadas aos mais idosos, nomeadamente no reforço da resposta ao apoio domiciliário, no aumento do lar de Santo António e na criação de uma resposta descentralizada de apoio aos idosos, na vila de Água de Pau, em colaboração com as IPSS´s e o GRA.
Outra questão que merece uma atenção espacial é o reforço da intervenção articulada em parceria com o GRA são as dependências e o apoio às famílias afetadas por esse flagelo.

DL: Que mensagem quer deixar aos lagoenses nesta campanha?
A Lagoa tem evoluído e com um espírito de renovação, estaremos focados em concretizar os projetos que já estão em curso e outros em fase de desenvolvimento e por isso a Lagoa não merece que se interrompa esse caminho de futuro e de progresso.
As pessoas que dão rosto às listas do Partido Socialista da Lagoa são sinónimo de disponibilidade, experiência e dos bons resultados que têm sido alcançados pelo bem-estar dos lagoenses e pelo progresso da Lagoa.
Dia 12 de outubro, espero que os lagoenses votem em consciência e com confiança, optando por uma equipa com provas dadas e por uma política que escuta, que age, que transforma e que coloca as pessoas no centro das decisões.
Os nossos princípios são os mesmos: compromisso e respeito pela palavra dada aos lagoenses, na construção de uma Lagoa com Futuro!

avatar-custom

Sara Sousa OliveiraEditora executiva

Os leitores são a força do nosso jornal

Subscreva, apoie o Diário da Lagoa. Ao valorizar o nosso trabalho está a ajudar-nos a marcar a diferença, através do jornalismo de proximidade. Assim levamos até si as notícias que contam.

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *

CAPTCHA ImageCambiar Imagen