Log in

Filarmónica Fraternidade Rural celebrou 162 anos

© CM LAGOA
pubpubpub

A Filarmónica Fraternidade Rural de Água de Pau, na Lagoa, celebrou, este ano, o seu 162.º aniversário, reafirmando o seu papel como uma das mais antigas instituições culturais da freguesia e do concelho.

A efeméride foi assinalada com uma missa, na Igreja de Nossa Senhora dos Anjos, seguida de um concerto, no salão paroquial, na vila de Água de Pau, onde esteve presente o presidente da Câmara Municipal de Lagoa, Frederico Sousa. O autarca congratulou a filarmónica pelos seus 162 anos de história, ressalvando a sua importância enquanto símbolo da identidade cultural lagoense e açoriana.

“A Filarmónica Fraternidade Rural de Água de Pau é um exemplo vivo da força da nossa tradição musical. A sua longevidade reflete o empenho, a paixão e o sentido comunitário que caracterizam o povo lagoense. A Câmara Municipal continuará a apoiar esta e outras instituições que mantêm viva a identidade cultural do nosso concelho”, referiu o Presidente.

Fundada a 12 de novembro de 1863, a Filarmónica Fraternidade Rural de Água de Pau foi a primeira banda de música da vila, formada exclusivamente por artistas locais. Ao longo da sua história, outras bandas surgiram em Água de Pau, mas foi a Fraternidade Rural que resistiu ao tempo, tornando-se um símbolo de continuidade, dedicação e amor à música.

O estandarte da banda acompanhou as transformações da sua história. Primeiro de branco, até 1933, passando para vermelho, depois verde (entre 1964 e 1983), regressando novamente ao vermelho, cor que ainda hoje ostenta. O atual estandarte foi bordado pelas irmãs de Maria Imaculada, de Vila Franca do Campo. Em 1981, a banda executou pela primeira vez o Hino da Autonomia e, desde 1983, exibe a Bandeira da Autonomia nas suas atuações oficiais.

A Fraternidade Rural foi e continua a ser liderada por personalidades dedicadas à música e à comunidade, entre as quais se destacam antigos presidentes como Mestre José da Costa, Manuel da Ponte Branquinho, Daniel Cabral, João Ambrósio e, atualmente, Maria da Graça Andrade, que lidera a direção com o maestro Aquiles Preto.

Ao longo de mais de um século e meio de existência, a Filarmónica Fraternidade Rural tem contribuído para a valorização da cultura musical açoriana, promovendo a formação artística de jovens músicos e representando a Vila de Água de Pau em diversos eventos regionais, nacionais e internacionais.

Os leitores são a força do nosso jornal

Subscreva, apoie o Diário da Lagoa. Ao valorizar o nosso trabalho está a ajudar-nos a marcar a diferença, através do jornalismo de proximidade. Assim levamos até si as notícias que contam.

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *

CAPTCHA ImageCambiar Imagen