
As associações juvenis inscritas no Registo Açoriano de Associações Juvenis beneficiaram de um apoio público regional no valor global de 816 mil euros entre 2024 e 2025, em nota de imprensa enviada às redações pela Secretaria Regional da Juventude, Habitação e Emprego. A informação foi avançada pela secretária regional, Maria João Carreiro, durante a inauguração do edifício diretivo do complexo da Casa do Escuteiro, do Corpo Nacional de Escutas (CNE), em Ponta Delgada.
Os apoios foram canalizados através do Sistema de Incentivos ao Desenvolvimento da Atividade Associativa Jovem (SIDAAJ) e destinaram-se à execução dos planos de atividades das associações, a investimentos em equipamentos e sedes, bem como ao financiamento de atividades suplementares, como ações de formação. O comunicado da Secretaria destaca que o número de associações juvenis ou equiparadas inscritas no registo é agora de 28, representando um crescimento de 14 entidades face a 2019. Maria João Carreiro enalteceu este crescimento como prova do “interesse e o empenho dos jovens e a confiança numa política que convida a juventude a organizar-se”.
A secretária regional destacou o Corpo Nacional de Escutas como um “bom exemplo”, referindo que o Governo regional contribuiu com mais de 50 mil euros para a implementação dos 84 projetos que o CNE candidatou para desenvolver com crianças e jovens escuteiros no mesmo período. A este valor, somam-se 82 mil euros para investimento em equipamentos e sedes, além de 50 mil euros atribuídos pela Direção Regional da Juventude para a Casa do Escuteiro.
Para o próximo ano, o Governo dos Açores prevê reforçar o financiamento destinado aos planos de atividades das associações juvenis, elevando o montante global para 170 mil euros em 2026. Este valor representa um aumento de cerca de 90 mil euros em relação ao financiamento público de 2019. A proposta de Plano e Orçamento para 2026, que será votada no final deste mês na Assembleia Legislativa dos Açores, propõe ainda um investimento de dois milhões de euros em programas para a promoção da formação cívica e profissional dos jovens.
Os leitores são a força do nosso jornal
Subscreva, apoie o Diário da Lagoa. Ao valorizar o nosso trabalho está a ajudar-nos a marcar a diferença, através do jornalismo de proximidade. Assim levamos até si as notícias que contam.
Deja una respuesta