Log in

Reconstrução do Porto de Santa Iria vai custar cinco milhões de euros

© ACÁCIO MATEUS
pubpubpub

A Secretária Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, Berta Cabral, já assinou o despacho que adjudica a empreitada de “Reabilitação e Proteção Marítima do Porto de Santa Iria – Ilha de São Miguel” à proposta apresentada pelo agrupamento AFAVIAS – Engenharia e Construções – Açores, S.A. e AFAVIAS – Engenharia e Construções, S.A., por cerca de cinco milhões de euros, mais precisamente 4.589.999,99€.

“Com esta obra, pretendemos promover condições de segurança na zona do Porto de Santa Iria, através da estabilização das arribas contíguas à estrada regional de acesso ao porto, mitigando o risco geotécnico para pessoas e bens, tanto na via de acesso ao porto como na zona do solário, através da instalação de elementos de suporte com características adaptadas à exposição ambiental local e de baixo impacto visual”, realça a governante.

Paralelamente, esta empreitada visa garantir a proteção costeira contra a ação direta da agitação marítima, tanto no setor norte como no setor sul da infraestrutura portuária, bem como salvaguardar e preservar o património construído no porto de Santa Iria, na Ribeira Grande.

“A intervenção prevista para aquele porto consiste na desmatação e decapagem das arribas, para a implementação de uma solução de estabilização assente em pregagens e redes metálicas, numa área de cerca de 27.000 m2, assim como a construção de órgãos de drenagem de águas pluviais”, pode ler-se na nota de imprensa do Governo regional dos Açores.

Prevista está também a requalificação da via de acesso ao porto, incluindo a pavimentação, a construção de muros e a sinalização do arruamento, e a execução de proteções marítimas e a requalificação geral do porto, incluindo a preservação do património construído.

“Garantir a proteção costeira contra a ação direta da agitação marítima, tanto no setor norte como no setor sul da infraestrutura portuária, e salvaguardar e preservar o património construído no porto de Santa Iria são pontos essenciais nesta obra de grande envergadura”, pode ler-se no comunicado.

Os leitores são a força do nosso jornal

Subscreva, apoie o Diário da Lagoa. Ao valorizar o nosso trabalho está a ajudar-nos a marcar a diferença, através do jornalismo de proximidade. Assim levamos até si as notícias que contam.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

CAPTCHA ImageChange Image