Log in

Projeto “Lagoa digital” com investimento de 808 mil euros

© D.R.
pubpub

O município da Lagoa, enquanto líder do consórcio no projeto “Lagoa Digital”, um dos sessenta e cinco aprovados a nível nacional no âmbito da medida “Bairros Comerciais Digitais” apoiado pelo PRR, recebeu a declaração de compromisso, no Palácio da Bolsa, no Porto, numa cerimónia presidida pelo ministro da Economia e do Mar, António Costa Silva.

O vice-presidente da autarquia, Frederico Sousa, marcou presença na cerimónia e considerou que este momento “é o ponto de partida para um projeto de transformação da cidade da Lagoa”.

Recorde-se que, da avaliação de mais de 160 candidaturas nacionais que passaram à segunda fase do projeto, o município da Lagoa, em consórcio com o Núcleo de Empresários da Lagoa – NELAG, foi selecionado como candidatura elegível, com um valor de 808 mil euros, envolvendo cerca de 160 estabelecimentos e abrangendo uma área de intervenção de 12,83 hectares nas principais artérias da cidade.

Um dos principais objetivos do “Lagoa Digital” está assente na modernização e melhoria da atratividade da zona de comércio e serviços de proximidade, com a criação de identidade e imagem comum do bairro comercial digital e melhoraria dos sistemas de vendas online.

O “Lagoa Digital” prevê, ainda, a introdução de mobiliário urbano inteligente, como mupis, bancos com tecnologia para carregar telemóveis e painéis informativos para visualizar, em tempo real, os lugares de estacionamento existentes.

O investimento em sistemas de informação digital, em sistemas de gestão de tráfego e de estacionamento, a implementação de uma plataforma de gestão inteligente de apoio à tomada de decisão e monitorização da área de abrangência estão, também, contemplados.

Com este projeto, “pretendemos aumentar a competitividade do comércio e serviços de proximidade no município da Lagoa e melhorar a vivência no centro histórico urbano, sustentado na adoção de tecnologias inovadoras, salvaguardando os princípios de sustentabilidade e inclusão”, afirmou Frederico Sousa.

Os leitores são a força do nosso jornal

Subscreva, participe e apoie o Diário da Lagoa. Ao valorizar o nosso trabalho está a ajudar-nos a marcar a diferença, através do jornalismo de proximidade. Assim levamos até si as notícias que contam.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

CAPTCHA ImageChange Image