Rúben Cabral
Candidato pelo PSD a Presidente da Câmara Municipal de Lagoa
Autárquicas 2025
Existem muitas coisas boas na Lagoa e existem também muitos aspectos a precisarem da nossa atenção para deixarem de ser problemas e obstáculos ao nosso desenvolvimento comunitário. Um dos aspectos que neste momento é um sério obstáculo ao desenvolvimento integral da Lagoa é o mito de que é indiferente qual a visão ideológica ou partidária que está ao leme dos destinos do concelho.
Essa ideia de que o que importa são só as pessoas e que até quase podíamos dispensar as eleições e selecionar funcionários políticos para os lugares a preencher é uma ideia que está a minar as possibilidades de desenvolvimento coletivo e que serve exclusivamente o interesse de perpetuar no poder pelo poder um grupo de pessoas que vive desse poder e para esse poder.
Esta visão redutora criou raízes e permite que seja hoje possível existirem candidatos que fazem a sua campanha já a exercerem as funções para as quais se estão a candidatar e usando os recursos da câmara municipal para o efeito. O paradoxo é de tal ordem que já não apresentam a sufrágio sequer um programa eleitoral, mas as obras lançadas dias antes das eleições. Aquelas mesmas obras que não foram realizadas em quase quarenta anos e que eram impossíveis de fazer nos últimos quatro por culpa do governo…
Eu sou candidato a presidente da Câmara Municipal da Lagoa numa equipa que tem um projeto claro e que todos podem ler e refletir, votar a favor ou contra, e se vencedor podem escrutinar a sua execução.
Esta candidatura não nasceu de geração espontânea; esta candidatura surge após um longo período de reflexão de como devolver o concelho aos lagoenses. Exigiu muito trabalho muito estudo e muita coragem. Exigiu até, em alguns momentos a humildade de rever prioridades, posturas e mesmo protagonistas.
Um partido que quer para si o poder autárquico, que neste momento pertence a outro, não pode simplesmente apontar erros ou sugestões aqui e acolá, mas tem que ter um projeto alternativo claro e objetivo. E é isso que vai a votos nesta eleição.
Vão a votos pessoas? Claro que sim, mas vão a votos sobretudo dois projetos: um esgotado e outro com tudo para dar mais à Lagoa.
O principal que se exige aos políticos de hoje é a coragem de falar verdade aos seus eleitores. Eu, para ganhar eleições, não posso fazer desta campanha eleitoral um campo de batalha entre bons e maus. A Lagoa é devedora do trabalho dos autarcas anteriores socialistas. Eu não tenho nenhum problema em reconhecer que os socialistas tiveram em tempos um plano claro e objetivo de desenvolvimento para a Lagoa.
Agora, no presente, eu não posso compactuar com a mesma forma de fazer a gestão da autarquia como se nada tivéssemos aprendido com o passado. Muito menos me deixo impressionar com quem tem um currículo de mais de uma década na vida política ativa e ainda não conseguiu perceber que os verdadeiros problemas da Lagoa não se resolvem só com obras e que atirar dinheiro para tapar um problema não gera uma solução mas antes um ciclo vicioso.
Eu aprendi que para quem não sabe para onde vai qualquer caminho serve. Esta candidatura sabe para onde vai. Estes candidatos sabem para onde vão: vão para cada um dos órgãos do poder autárquico do nosso concelho trabalhar na criação de soluções para melhorar a vida dos lagoenses. E vão trabalhar com base num programa claro e objetivo cuja síntese pode ser por todos consultada on-line. São cinquenta páginas que sintetizam um programa de valorização da cidadania e de progresso integral ao serviço de todos os lagoenses.
Cada um dos candidatos é gente que trabalha ou já trabalhou e com ligações fortes à Lagoa. Gente que não depende nem quer depender da política. Gente que vai a votos com toda a humildade democrática e que exercerá as funções para que forem eleitos, sejam elas na gestão executiva ou na fiscalização na oposição, com determinação e coragem.
Esperamos que esta segurança que os eleitores podem ter nos nossos candidatos os levem a reconhecer neles o voto útil para uma mudança segura.
—
O Diário da Lagoa convidou os candidatos à presidência da Câmara Municipal de Lagoa a expressarem as suas ideias aos leitores. Rúben Cabral é o candidato pelo Partido Social Democrata (PSD).
Leave a Reply