Log in

Loja Para Si: do online à rua na vila das Capelas

Da venda online à física, a Loja Para Si marca agora presença nas Capelas como lavandaria e loja de revenda de diversos produtos. O projeto, idealizado por Verónica Gonzaga e Nuno Simão, promete trazer conveniência e inovação à vila da costa norte

Verónica Gonzaga tem 27 anos e é natural da vila das Capelas © DL

A abertura da loja em 2024 marca um novo capítulo, mas a “Para Si” nasceu muito antes, através do digital. “A ´Para Si` já existia, mas com a aquisição deste espaço conseguimos tornar físico o que já existia online”, conta a proprietária, 27 anos, natural das Capelas. O negócio tem presença no Facebook, Instagram e TikTok, destacando-se sobretudo no Facebook, onde reúne quase cinco mil seguidores. As novas tecnologias tiveram um papel determinante neste negócio, “comecei com os diretos e a partir do momento que começo com os diretos, começo também a ter mais clientes. Sempre ajudaram a ter mais alcance”, diz.

Verónica Gonzaga, e Nuno Simão, sócio-gerente, 28 anos, natural do Pico da Pedra, estão juntos desde 2012, conheceram-se na escola Domingos Rebelo em Ponta Delgada. 11 anos depois, em 2023, o desejo de criar algo maior cresceu e tornou-se o motor que impulsionou esta nova jornada, a conquista de um espaço físico. 

A aquisição do espaço próprio

Loja encontra-se aberta de segunda a sexta-feira das 9h00 às 18h30 e sábados das 9h30 às 13h00 © DIREITOS RESERVADOS

“Inicialmente isto era para ser uma lavandaria self-service”, afirma Verónica. No centro de Ponta Delgada encontraram um espaço, mas os custos eram elevados e exigiam um investimento pessoal muito grande. “Para uma lavandaria self-service o investimento é muito grande” e, por isso, “decidimos que íamos abrir uma lavandaria mais tradicional e profissional, em que o cliente deixa os seus artigos, nós fazemos o serviço e depois o cliente vem buscar”, continua.

A procura continuou na vila das Capelas e “um dia, a passar aqui na rua, eu vejo que esse espaço estava sem ninguém, fui à procura do proprietário e em conversa com ele perguntei se ele teria disposto a alugar”, recorda.

Por se tratar de um espaço amplo, os proprietários decidiram transformá-lo num “dois em um”, criando uma lavandaria e, ao mesmo tempo, tornar a “Para Si” uma loja física. E assim nasceu o conceito atual.
Questionada sobre a forma como os seus clientes reagiram à transição para o espaço físico, a gerente garante que “reagiram muito bem”.

“Eu tinha muitos clientes de Ponta Delgada, nas Capelas tinha menos”, explica. Ainda assim, sublinha que tudo é “uma questão de publicitar e informar sobre o espaço. As próprias pessoas passam aqui na rua e começam a ver que existe um novo negócio”. A curiosidade foi também um fator preponderante “muitas vezes estávamos aqui dentro ainda a fazer algumas remodelações e as pessoas perguntavam o que é que iria ser e felicitaram pelo negócio”, afirma.

Em pouco tempo já preencheram a loja de produtos e isso é resultado das opiniões e necessidades dos clientes, “vamos percebendo o que é que os clientes vão pedindo, o que é que faz mais sentido, o que é que tem mais procura e vamos sempre à procura de satisfazer as necessidades dos clientes”, nota. Detergentes, amaciadores de roupa, branqueadores, tira-nódoas são alguns dos artigos com mais procura. Uma recente aposta foram as toalhas de banho. “Muitos clientes nossos de alojamento local perdem a roupa todos os anos por causa das águas férreas, as toalhas vão sempre se perdendo, ficam muito amareladas e decidimos apostar neste produto. Temos também aqui à disposição para o cliente particular que vem à loja poder comprar”, revela Verónica.

Apesar da expansão do negócio para o espaço físico, a presença no digital continua. “No verão torna-se mais complicado, devido ao maior fluxo de trabalho e aumento da procura na lavandaria, torna-se mais difícil acompanhar tudo”, explica, afirmando que “no inverno, como há uma quebra de lavandaria, naturalmente, de alojamentos locais que são os nossos maiores clientes, consigo voltar aos diretos”.

A loja encontra-se aberta de segunda a sexta-feira das 9h00 às 18h30 e sábados das 9h30 às 13h00. Aos sábados, durante o mês de novembro e dezembro, é feito o horário completo.

Os leitores são a força do nosso jornal

Subscreva, apoie o Diário da Lagoa. Ao valorizar o nosso trabalho está a ajudar-nos a marcar a diferença, através do jornalismo de proximidade. Assim levamos até si as notícias que contam.

Comentários

  1. avatar São Pereira 06-12-2025 08:49:22

    Sou fã desta loja, tem preços muito bons, os produtos de ótimo qualidade e muito douradores! Aconselho todos os meus produtos são comprados lá desde que a loja abriu! Felicito desde já a Verônica Gonzaga e Nuno Simão. Continuação de muitas vendas e muito sucesso ????.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

CAPTCHA ImageChange Image