Log in

“Investigação e desenvolvimento aplicado à energia geotérmica é aposta estratégica do Governo dos Açores”

A Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo afirmou esta segunda-feira, dia 3 de abril, em Ponta Delgada, que uma das prioridades do Governo dos Açores é a aposta estratégica na sustentabilidade e no potencial endógeno do arquipélago, estimando-se que, até 2021, 34% da produção da eletricidade na Região seja proveniente de fonte geotérmica.

“Atualmente, a produção geotérmica em São Miguel representa 43% da produção total de eletricidade na ilha, configurando 23% da produção total de energia no arquipélago, sendo que estes valores refletem todo o potencial das diversas fontes de energias renováveis naquela que é a maior ilha do arquipélago, o que permitiu evitar, em larga escala, as emissões de CO2 no último ano”, frisou Marta Guerreiro na apresentação do projeto IMAGE – Integrated Methods for Advanced Geothermal Exploration.

Segundo o executivo regional, as duas centrais geotérmicas existentes em São Miguel possuem 23MW de capacidade instalada, tendo a Central da Ribeira Grande uma capacidade instalada de 13MW e a Central do Pico Vermelho 10MW, sendo esperado que esta ilha aumente a sua capacidade em mais 5MW nos próximos três anos.

“A geotermia possui múltiplos usos, não podendo, nem devendo ser apenas utilizada para produção de eletricidade, a denominada alta entalpia, mas podendo também ser usada como fonte calorífica – baixa entalpia”, salientou a Secretária Regional.

O consórcio IMAGE, apresentado, é um exemplo de cooperação internacional que permitirá que os campos geotérmicos da Ribeira Grande, em São Miguel, e do Pico Alto, na Terceira, sejam testados para validar novas metodologias, permitindo uma melhor utilização destes importantes recursos naturais e endógenos.

Para Marta Guerreiro, todos os projetos de investigação e desenvolvimento, como o IMAGE, que permitam melhorar as técnicas de prospeção geotérmica existentes e testar novos métodos de prospeção geológica são importantes aliados na valorização do potencial geotérmico dos Açores, promovendo a inovação e a competitividade do arquipélago.

DL/Gacs

Os leitores são a força do nosso jornal

Subscreva, apoie o Diário da Lagoa. Ao valorizar o nosso trabalho está a ajudar-nos a marcar a diferença, através do jornalismo de proximidade. Assim levamos até si as notícias que contam.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

CAPTCHA ImageChange Image