Zonas balneares da Lagoa recebem galardão Bandeira Azul 2019

O Programa Bandeira Azul já anunciou as praias galardoadas para a época balnear de 2019. Das 39 praias costeiras da Região Autónoma dos Açores, no concelho de Lagoa, mantiveram-se as duas zonas balneares com o galardão, a zona balnear da Caloura, em Água de Pau, e o Complexo Municipal de Piscinas da Lagoa.

Uma nota de imprensa da autarquia destaca, inclusive, que a Lagoa é o único concelho da região a ter um centro azul galardoado.

O Complexo Municipal de Piscinas da Lagoa conta já com 21 anos de Bandeira Azul, revela a mesma nota, e a zona balnear da Caloura detém o galardão há 11 anos, garantido, assim, aos veraneantes a qualidade da sua água de excelência nos Açores. O hastear da bandeira será realizado no dia 15 de junho, início da época balnear, em ambas as zonas balneares de Lagoa.

A Bandeira Azul trata-se de um símbolo de qualidade ambiental atribuído anualmente às praias, portos de recreio e marinas que se candidatam e que cumpram com um conjunto de critérios, de acordo com a organização. Os critérios de seleção dividem-se em grupos como “Informação e Educação Ambiental”, “Qualidade da Água”, “Gestão Ambiental” e “Equipamentos e Segurança e Serviços”, podemos ler naquela nota.

Nesta época balnear que se avizinha, o tema da Bandeira Azul é “Do Rio ao Mar Sem Lixo”.

Assim, em 2019, o Programa Bandeira Azul tem como objetivo continuar a sensibilizar para a problemática do lixo marinho oriundo das atividades do Homem. De acordo com as Nações Unidas, “cerca de 80% do lixo marinho tem origem em atividades desenvolvidas em terra e, todos os anos, entre 1.15 e 2.41 milhões de toneladas de lixo chegam ao oceano através dos rios.”

DL/CML

Categorias: Local

Deixe o seu comentário