Zona de escalada das Pedras Brancas em Água de Pau melhorada

FOTO DR

A Casa da Água Trail Point recebeu, este sábado, os representantes da modalidade de escalada e desportos de montanha do Clube de Atletismo da Escola Preparatória de Lagoa (CALAG). No encontro foi feita a entrega de material que será colocado na parede de escalada Pedras Brancas, na vila de Água de Pau. 

Em representação da Câmara Municipal de Lagoa, o Vereador Nelson Santos, responsável pelas áreas do desporto, turismo e ambiente, testemunhou de perto a evolução dos trabalhos levados a cabo pelo CALAG. Um trabalho que a autarquia diz ser determinante e que tem contribuído para a afirmação da vila de Água de Pau no panorama da modalidade em São Miguel, sendo já um local referenciado para a escalada, atraindo muitos dos praticantes da ilha e do exterior.

Segundo Nelson Santos, “a prática de desportos em contato com a natureza, por decorrerem ao ar livre e poderem ser feitas em grupos formais e informais, são uma aposta do município, que considera ter condições únicas e ideais, desde o mar até à montanha. É, assim, com enorme prazer que a edilidade se associa a iniciativas como as levadas a cabo pelo CALAG, a quem agradecemos o empenho ao longo dos anos.”

O município de Lagoa pretende, assim, dar continuidade ao aumento da oferta de equipamentos desportivos. Ao longo de 2021, com toda a certeza conhecerá a sua maior evolução seja com a expansão da rede de trilhos, reforço da sinalética e informação, seja pelo impacto da ciclovia e pavilhão municipal, complementando, assim, a intensa agenda desportiva que tem marcado o concelho ao longo dos últimos anos.

A zona de escalada Pedras Brancas faz parte integrante da Rota da Água (Rede de Trilhos Homologados no Concelho de Lagoa), sendo acessível pelo Trilho Pedestre “Entre Túneis e Condutas” que tem o seu início em Água de Pau, passando pela Ribeira Chã e Janela do Inferno, terminando junto à Casa da Água Trail Point no lugar dos Remédios. Conta, atualmente, com cerca de 30 vias de escalada de vários níveis de dificuldade, pretendendo ser reforçadas as vias dedicadas à iniciação.

DL/CML

Categorias: Desporto

Deixe o seu comentário