Vila de Água de Pau celebrou o seu 507º aniversário

© CM LAGOA

A vila de Água de Pau celebrou esta quinta-feira, 28 de julho, o seu 507º aniversário, comemorado com uma sessão solene, no Largo do Santiago.

Na ocasião, a presidente da câmara da Lagoa, Cristina Calistou, enalteceu a participação de jovens na organização do evento, dando nota de um elevado sentido cívico e de envolvimento nas atividades da comunidade por parte dos seus jovens. “São com ações como estas que todos nós enquanto comunidade podemos envolver os mais novos e promover por essa via a formação das novas gerações”, referiu.

Cristina Calisto aproveitou a oportunidade para felicitar todos os empresários presentes nessa sessão, reconhecendo o seu trabalho no desenvolvimento de Água de Pau, referindo-se aos mesmos como um exemplo a seguir. Por outro lado, a autarca comprometeu-se a continuar a trabalhar no sentido de criar ainda melhores condições de vivência a todos os que residem na vila de Água de Pau, mas também para aqueles que a visitam, nesse sentido deixou o compromisso de concluir as obras do Auditório Ferreira da Silva e criar um parque de estacionamento aberto à comunidade junto a esse novo equipamento.

“O nosso compromisso junto de Água de Pau é para ser levado ao limite das nossas competências e da nossa capacidade, sem esquecer dos que mais necessitam e sempre que necessário trabalhar com outras entidades como o Governo regional para resolver questões como as acessibilidades, habitação, segurança e o flagelo da toxicodependência”, afirmou Cristina Calisto.

A junta de freguesia de Água de Pau organizou, para o efeito, uma cerimónia de homenagem aos comerciantes pauenses. O presidente Paulo Ricardo Melo prestou homenagem a todos os que contribuem para o desenvolvimento económico e social de Água de Pau.

Seguiu-se um espetáculo com o nome “Chama Viva”, pela companhia Malatitsch, com a interpretação de Bruno Melo, participante com botão dourado no programa televisivo «Got Talent 2022». A companhia Malatitsch protagoniza artes circenses e realiza diversos espetáculos com fogo. Natural de São Miguel, Bruno Melo mostrou a sua paixão pelo circo aos portugueses através da televisão e realiza agora alguns espetáculos de magia e animação.

Após as felicitações e o respetivo bolo de aniversário, a celebração terminou com fogo de artifício a partir do Monte Santo.

A 28 de julho de 1515 nascia a vila de Água de Pau. De acordo com os historiadores, o povoado existe desde o século XV, a freguesia desde 1505 e a elevação a vila aconteceu no ano de 1515.

DL

Categorias: Local

Deixe o seu comentário