Log in

Verdadeiro sucesso da “Noite Europeia dos Investigadores”

expolab-noite-europeia-ciencia2

Dar visibilidade e divulgar a ciência e tecnologia, foi o objetivo proposto pelo Expolab na Noite Europeia dos Investigadores, ao receber mais de um milhar de visitantes este ano, quando no ano anterior foram cerca de 800 pessoas a participarem.

No âmbito da Noite Europeia dos Investigadores, que ocorreu esta sexta-feira, dia 30 de setembro, os seis Centros de Ciência dos Açores reuniram-se na sétima edição do projeto Europeu organizado pelo Expolab, na Cidade de Lagoa.

expolab-noite-europeia-ciencia_susana-cabral

Para a coordenadora, Susana Cabral, a Noite Europeia dos Investigadores visa “alargar mais o conhecimento cientifico da sociedade açoriana”, em conjunto com os investigadores e diversos colaboradores.

A nível internacional, cerca de duas dezenas de cidades por toda a Europa aderem a esta iniciativa e mais precisamente no Expolab, as atividades de laboratório foram dinamizadas pelos Centros de Ciência dos Açores, como por investigadores da Universidade dos Açores, contando ainda com a colaboração do Laboratório de Energias da Escola Canto da Maia.

Os diversos espaços do Expolab foram dinamizados por várias entidades, nomeadamente, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), da Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA), dos Centros de Ciências e da Universidade dos Açores, na área direcionada para as emoções e psicologia.

expolab-noite-europeia-ciencia3

Por outro lado, várias palestras foram ao encontro do tema geral, da Noite Europeia da Ciência Viva, numa perspetiva de futuro.

Segundo o Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia, Fausto Brito e Abreu, este é um caso de sucesso para “divulgar a cultura cientifica e o Expolab faz aqui um excelente trabalho, agregando a participação de vários outros Centros de Ciência da nossa rede Regional”.

“Conseguimos juntar aqui pais, filhos, avós, varias pessoas a aprender coisas interessantes , através de experiências participativas, experiências cientificas, descobrem coisas em materiais preparados para o efeito e depois uma série de palestras muito interessantes, que abrem o debate e abrem a nossa criatividade”, salientou Fausto Brito e Abreu ao Jornal Diário da Lagoa.

expolab-noite-europeia-ciencia_fausto-brito-abreu

A Noite Europeia dos Investigadores proporciona um momento familiar e relaxante que permite uma abertura para “o processo criativo com um aspeto lúdico”.

Este encontro dos Centros de Ciência Regionais garante a partilha de experiências “entre o pessoal que passa o ano a fazer precisamente esta missão de divulgar a cultura cientifica, com escolas, professores e alunos”, referiu ainda o Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia.

DL/AS

Os leitores são a força do nosso jornal

Subscreva, participe e apoie o Diário da Lagoa. Ao valorizar o nosso trabalho está a ajudar-nos a marcar a diferença, através do jornalismo de proximidade. Assim levamos até si as notícias que contam.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

CAPTCHA ImageAlterar Imagem