Log in

Vasco Cordeiro apoia Federação Europeia de Gabinetes de Turismo para a promoção das regiões costeiras e marítimas 

Vasco-Cordeiro-RUPS-comissão-ilhas-CRPM

O Presidente do Governo dos Açores manifestou o seu apoio à proposta de criação de uma Federação Europeia de Gabinetes Insulares de Turismo, para reforçar a cooperação entre os organismos representativos da promoção das várias regiões costeiras e marítimas europeias. 

O projeto esteve em análise na reunião da Comissão das Ilhas, uma das seis comissões geográficas da Conferência das Regiões da Periféricas e Marítimas (CRPM), que agrega todas as 24 autoridades regionais insulares da Europa.

A reunião decorreu no âmbito da Assembleia Geral da CRPM, que está a realizar-se até sexta-feira (dia 26) na cidade sueca de Umea. 

Para o Presidente do Governo, esta Federação Europeia deve funcionar como uma plataforma para a cooperação e o intercâmbio entre os organismos profissionais das regiões costeiras e marítimas, contribuindo, por essa via, para o desenvolvimento e a execução dos programas de cooperação destinados a promover estas regiões. 

Em junho, a Comissão de Recursos Naturais do Comité das Regiões aprovou o parecer apresentado por Vasco Cordeiro sobre a Estratégia Europeia para o Turismo Costeiro e Marítimo da Comissão Europeia, que também prevê a criação de uma Federação dos Gabinetes e Agências de Turismo das Regiões Costeiras e Marítimas. 

Na reunião da Comissão das Ilhas da CRPM estiveram ainda em análise outros temas de interesse para os Açores, nomeadamente uma Declaração das Ilhas sobre as Alterações Climáticas, assim como a presença das regiões no Intergrupo Mar e Zonas Costeiras do Parlamento Europeu, composto por deputados de diversos grupos políticos. 

O Presidente do Governo está a participar na 42.ª Assembleia Geral da Conferência das Regiões Periféricas e Marítimas, organização de cooperação inter-regional que integra cerca de 150 regiões de 28 Estados Europeus, agregando cerca de 200 milhões de cidadãos europeus. 

A CRPM tem por missão a defesa dos interesses dos seus membros junto de instituições nacionais e europeias, através da promoção da coesão territorial e do poder regional na Europa, bem como do reforço da dimensão periférica e marítima da União.

DL/GaCS

Os leitores são a força do nosso jornal

Subscreva, apoie o Diário da Lagoa. Ao valorizar o nosso trabalho está a ajudar-nos a marcar a diferença, através do jornalismo de proximidade. Assim levamos até si as notícias que contam.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

CAPTCHA ImageAlterar Imagem