O Presidente do Governo anunciou que serão investidos este ano mais de um milhão de euros em contratos para a preservação das paisagens tradicionais dos Açores, abrangendo mais de 400 beneficiários e uma área superior a 700 hectares em várias ilhas, adiantando que “um dos grandes ativos que temos, do ponto de vista do nosso desenvolvimento futuro, é o património natural”.
Estes apoios integram-se no sistema de incentivos disponibilizado pelo Executivo açoriano à manutenção de paisagens tradicionais integradas em áreas classificadas em toda a Região, designadamente as paisagens de vinha e pomares em currais, em fajãs costeiras e em socalcos nas várias ilhas.
Vasco Cordeiro, que falava no início da visita estatutária à Graciosa, numa cerimónia onde foram assinados seis contratos com este objetivo, passando a abranger um total de cerca de 30 beneficiários e uma área total de cerca de 19 hectares nesta ilha, referiu, ainda, que os ditos contratos permitem, assim, preservar as paisagens tradicionais fundamentais para o desenvolvimento e reforço do setor turístico, através de verbas próprias da Região que são direcionadas para este objetivo.
DL/Gacs
Os leitores são a força do nosso jornal
Subscreva, participe e apoie o Diário da Lagoa. Ao valorizar o nosso trabalho está a ajudar-nos a marcar a diferença, através do jornalismo de proximidade. Assim levamos até si as notícias que contam.
Deixe uma resposta