Universidade de Verão vai formar “líderes cívicos” nos Açores

DUARTE-FREITAS-UNIV-VERAO-29AGO2014

O presidente do PSD/Açores anunciou que a primeira do Universidade de Verão do partido, que decorre de 12 a 14 de setembro, vai juntar jovens oriundos de todas as ilhas com o objetivo de formar “líderes cívicos” e contribuir para o debate político.
Duarte Freitas revelou ainda que a iniciativa vai juntar 30 jovens militantes social-democratas e não militantes escolhidos entre mais de seis dezenas de candidaturas.
A Universidade de Verão, que constitui uma organização conjunto do partido e da JSD/Açores, vai decorrer no Hotel Vale do Navio, nas Capelas, ilha de São Miguel, reunindo um conjunto de personalidades, “muitas sem compromisso partidário”, que vão abordar “grandes questões da região e do mundo”, como a autonomia, o mar, a saúde, o desporto, a educação, o emprego e a economia, referiu Duarte Freitas.
Carlos Coelho, presidente do conselho de administração do Instituto Francisco Sá Carneiro, responsável pela Universidade de Verão do PSD nacional e que vai dar apoio na realização da Universidade de Verão do PSD/Açores; Armando Rocha, professor da Universidade Católica; Paulo Colaço, especialista em Comunicação; Teresa Ruel, professora do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas; e Álvaro Dâmaso, ex-líder do PSD/Açores, são alguns dos nomes que vão intervir no evento.
A Universidade de Verão do PSD/Açores vai ter também como oradores os professores da Universidade dos Açores Carlos Amaral e Gualter Couto, o jornalista Osvaldo Cabral e deputados regionais, nacionais e europeus do PSD/Açores.
O reitor da Universidade de Verão do PSD/Açores é Emanuel Macedo de Medeiros, “uma personalidade dos Açores mas de âmbito nacional e internacional”, dado que foi “fundador e diretor da Liga Europeia de Clubes de Futebol, secretário geral da Liga Europeia de Clubes de Futebol, é embaixador do desporto e lidera um projeto internacional sobre Segurança no Desporto”.
O presidente do PSD/Açores acrescentou que a iniciativa junta-se a outras que o partido “tem no terreno” junto dos militantes e não militantes para “refletir e preparar o projeto do PSD/Açores para 2016”.
Já o reitor da Universidade de Verão do PSD/Açores disse notar “um défice de debate de cortar à faca e um défice de participação cívica” na Região e destacou o caráter “inovador” do projeto para “formar líderes nos vários planos”.
Já o presidente da JSD/Açores, Cláudio Almeida, valorizou a importância da iniciativa, alegando que é uma aposta na formação dos jovens açorianos e vai ao encontro das pretensões da estrutura de juventude do partido, alertando também para o “défice de participação política” entre os jovens.
A Universidade de Verão vai ser transmitida em direto através do site do PSD/Açores.
DL/PSD-A

Categorias: Sem categoria

Deixe o seu comentário