Treinador de karaté António Moniz distinguido com voto de louvor pela autarquia da Lagoa

© CML

O treinador do Centro de Karate de Lagoa (CKL), António José Moniz, recebeu ontem, 24 de março, um voto de louvor da Câmara da Lagoa, anunciou a autarquia lagoense.

De acordo com comunicado enviado às redações, na mesma cerimónia, que decorreu no pavilhão da Escola Secundária de Lagoa, os atletas do CKL, Maria João Oliveira Sousa e Francisco Sousa Oliveira, receberam os cinturões negros.

Na ocasião, a presidente da Câmara Municipal de Lagoa, Cristina Calisto, disse que o voto de louvor se traduz “no reconhecimento por todo o trabalho realizado pelo treinador António Moniz, quer a nível desportivo, quer a nível social, englobando-se na premissa do Centro de Karate de Lagoa como um clube inclusivo que procura a causa social e recebe todos por igual, sem discriminação”.

A presidente destacou ainda “a importância do feito alcançado pelos jovens atletas lagoenses, Maria João Sousa e Francisco Oliveira, que ao envergarem os cinturões negros, representam o mais alto nível da formação do Centro Karate de Lagoa, fruto do seu empenho e também da dedicação do seu treinador”.

O voto de louvor ao treinador do CKL foi aprovado, por unanimidade, em reunião ordinária de câmara, no passado dia 17 de março.  António José Gaspar Moniz, nascido a 11 de junho de 1962, é treinador do Centro de Karaté de Lagoa desde a sua fundação. Certificado com curso de treinador no Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) desde 2002, atingiu a marca de 20 anos de treinador, ininterruptamente, na modalidade de karaté.

O treinador do clube de karaté lagoense começou o seu percurso, enquanto atleta, no Dojo Micaelense, aos 27 anos de idade. Após muitos anos de prática, iniciou a sua carreira de treinador num núcleo do Dojo Micaelense na Lagoa. Com a fundação do CKL, dedicou-se inteiramente à formação de jovens lagoenses, alcançando títulos em campeonatos regionais e nacionais.

António Moniz desempenhou funções de treinador no departamento de seleções regionais da ilha de São Miguel. Foi, também, um dos pioneiros do projeto “Escolinhas do Desporto”, levando a modalidade do karaté a quase todas as escolas da Lagoa. Foi, ainda, responsável por formar o primeiro «Atleta de Alto Rendimento dos Açores», o primeiro a cumprir os requisitos para integrar o programa de «Jovem Talento Regional», bem como o primeiro açoriano a integrar os treinos de seleção nacional de karaté.

DL

Categorias: Desporto

Deixe o seu comentário