TERINOV custou 9 milhões de euros e cria 115 postos de trabalho na Terceira

Foto: GaCS

O Presidente do Governo inaugurou esta segunda-feira, 13 de julho, o Parque de Ciência e Tecnologia da Terceira – TERINOV, um investimento de cerca de nove milhões de euros.

“Nós estamos aqui a inaugurar bem mais do que um edifício. É certo que a face mais visível é aquela que é composta por estas antigas instalações de um hospital militar e da Universidade dos Açores, mas gostaria de realçar a ambição e a dimensão deste projeto”, salientou Vasco Cordeiro.

No início da visita do Governo à ilha Terceira, o Presidente do executivo regional  realçou que o investimento no TERINOV permitiu, assim, requalificar uma importante zona urbana do concelho de Angra do Heroísmo, que passou a acolher um complexo científico e tecnológico funcional, moderno, crescentemente equipado e bastante apelativo.

Nesse sentido, adiantou que este parque já acolhe 37 projetos – 33 de natureza empresarial e quatro de cariz científico -, que são responsáveis por mais de 115 postos de trabalho qualificados nas principais áreas estratégicas para as quais está vocacionado, nomeadamente a Agroindústria, as Indústrias Culturais e Criativas e as Tecnologias de Informação e Comunicação.

Além disso, 80% dos serviços prestados no TERINOV dirigirem-se a clientes do exterior da Região, sendo que existem empresas que trabalham exclusivamente para o mercado de exportação, sublinhou Vasco Cordeiro, destacando ainda a capacidade que apresenta para estabelecer parcerias com várias instituições, como a Câmara do Comércio de Angra do Heroísmo, a Universidade dos Açores, a Portugal Ventures, a rede Startup Europe, o Atlantic Internacional Research Centre – AIR Centre, a UMass Lowell e a Fundação para a Ciência e Tecnologia, entre outras.

Segundo disse, é também neste parque que está sedeado o Centro de Operações Espaciais (COpE), dedicado ao programa europeu Space Surveillance and Tracking (SST).

“No final deste mês de julho ou no início de agosto, vão iniciar-se os trabalhos de montagem das infraestruturas e equipamentos, obras correspondem a um investimento superior a um milhão de euros, assumidos pelo Governo dos Açores e pelo Ministério da Defesa Nacional”, adiantou.

É para este alcançar estes objetivos que o Governo tem direcionado a capacidade de investimento e implementado medidas concretas, assegurou Vasco Cordeiro, ao anunciar, nesse sentido, o lançamento de um concurso para atribuição de 10 bolsas de doutoramento, num investimento de mais de 700 mil euros.

DL/GaCS

Categorias: Regional

Deixe o seu comentário