Sopas do Espírito Santo e cortejo etnográfico atraem milhares de pessoas a Ponta Delgada

© CMPD

Foram milhares as pessoas que se deslocaram este sábado, 9 de julho, à cidade de Ponta Delgada, na costa sul da ilha de São Miguel, para saborear as sopas e o arroz doce e assistir ao tradicional cortejo etnográfico do Espírito Santo.

De acordo com nota de imprensa enviada pela autarquia de Ponta Delgada, no Campo de São Francisco, foram servidas mais de 13.000 sopas e 10.000 doses de arroz doce e “muitos foram os que até ali se deslocaram, sobretudo turistas, apenas para observar o ambiente que se criou num dos mais emblemáticos espaços” da maior cidade açoriana.

No coreto do Campo de São Francisco foi inaugurado o Triato do Espírito Santo, enquanto que na Avenida Infante D. Henrique milhares de pessoas começaram a sentar-se aguardando o cortejo etnográfico.

O cortejo, este ano, conta com a participação de mais de 1.300 figurantes, 30 carros alegóricos, 19 folias do Espírito Santo, 16 carros de bois e quatro agrupamentos musicais.

No cortejo estão representadas as 24 freguesias do concelho de Ponta Delgada: Ajuda da Bretanha, Arrifes, Candelária,Capelas, Covoada,  Fajã de Baixo, Fajã de Cima,Fenais da Luz, Feteiras, Ginetes, Livramento, Mosteiros, Pilar da Bretanha,Relva,  Remédios, Santa Bárbara,  Santa Clara, Santo António,  São José, São Pedro e, São Roque,  São Sebastião,  São Vicente Ferreira e  Sete Cidades.

Às 19h30, tem lugar a recitação do Terço Cantado, no Quarto do Espírito Santo, pelo Movimento Legião de Maria.

Na praça do município, atuam o grupo musical “Alma Menor” e “Raquel Dutra” e no Coreto da Festa (Largo Sul da Matriz) atuam a Escola de Violas da Relva e os “Música Nostra”.

DL

Categorias: Cultura

Deixe o seu comentário