Socialistas dos Açores acreditam que combate ao sedentarismo começa na escola

O deputado socialista eleito pelos Açores João Castro salientou esta quarta-feira, dia 21 de junho, o notório trabalho desenvolvido pelo Governo na valorização da disciplina de educação física. No entanto, reconheceu que ainda há muito a fazer, para “tornar a atividade física como um elemento determinante na qualidade de vida dos jovens e que se possa prolongar ao longo da vida”.

O parlamentar falava na audição ao secretário de Estado do Desporto, João Paulo Rebelo, na Assembleia da República, onde destacou que os dados sobre os hábitos desportivos dos portugueses são de alerta, com níveis de sedentarismo e inatividade física bastante elevados. “Apenas 13,1% dos homens portugueses e 11,5% das mulheres praticam exercício físico com frequência e cerca de 80% dos adolescentes não são suficientemente ativos”, citou, lembrando que os custos diretos atribuídos à inatividade física situam-se entre 1,5% e 3,0% dos custos diretos totais de saúde. “Parece evidente que este é um trabalho que deve começar na escola”, defendeu.

João Castro quis, por isso, saber sobre a recém-criada plataforma intersectorial com o objetivo de operacionalizar um Plano de Ação Nacional para a Atividade Física em Portugal. “Foi criada, em 28.04.17, pelo Despacho n.º 3632/2017 uma Plataforma intersectorial entre as áreas da Saúde, da Educação, da Juventude e Desporto, da Ciência da Tecnologia e Ensino Superior, do Trabalho e da Inclusão com o objetivo de elaborar, operacionalizar e monitorizar um Plano de Ação Nacional para a Atividade Física em Portugal”, informou o governante. “A coordenação da mesma será da responsabilidade da área da Saúde em articulação com a área do Desporto”, clarificou.

João Paulo Rebelo informou ainda que Portugal orgulha-se de liderar um Sistema Europeu de Vigilância da Atividade Física e do Desporto, conforme acordado na reunião de peritos em Belfast (setembro de 2016), que conta com o apoio da Organização Mundial de Saúde – Europa, estados membros e diversos outros parceiros externos de renome internacional.

DL/GPPS

Categorias: Regional

Deixe o seu comentário