Serviço Regional de Saúde com 579 novos profissionais ainda este ano

Foto: DR

Secretária Regional da Saúde anunciou esta terça-feira, 7 de julho, na Assembleia Legislativa, na Horta, que o Serviço Regional de Saúde vai ser reforçado com mais 579 profissionais, de todas as carreiras, em 2020.

Teresa Machado Luciano afirmou que este ano “já foram contratados 179 profissionais para o Serviço Regional de Saúde”, acrescentando que vão ser contratados “mais 400 profissionais nas diferentes áreas, entre médicos, enfermeiros, técnicos superiores de diagnóstico e terapêutica, assistentes técnicos, psicólogos, técnicos superiores e assistentes operacionais”.

A governante salientou ainda que os médicos de Medicina Geral e Familiar terminaram a sua especialidade em abril, apesar da pandemia de Covid-19, sendo que “o concurso para contratação destes profissionais já está em curso”.

Relativamente ao concurso para os médicos em formação nas especialidades hospitalares, afirmou que “foi suspenso, mas já está na sua fase final”.

A titular da pasta da Saúde, sobre as valorizações remuneratórias dos enfermeiros e dos técnicos de diagnóstico e terapêutica, reiterou que o processo deverá estar concluído até agosto, lembrando que “a quota de enfermeiros especialistas foi reforçada este ano em mais 59 vagas”.

Teresa Machado Luciano afirmou ainda que o plano da deslocação de profissionais de saúde a ilhas sem hospital foi alterado, devido à pandemia de Covid-19, mas que foram garantidos cuidados aos Açorianos, através de “telemedicina, em várias especialidades, nomeadamente na Cardiologia”.

Nesse sentido, apontou como exemplo a ilha do Pico, à qual, “só este mês, já se deslocaram mais de cinco especialidades, sendo que três são novas especialidades, como a Ginecologia, a Cirurgia Geral e a Ortopedia”.

DL/SRS

Categorias: Saúde

Deixe o seu comentário