Serrão Santos destaca trabalho ambiental dos festivais de Verão nos Açores

O eurodeputado, Ricardo Serrão Santos, co-organizou, no Parlamento Europeu, em Bruxelas, a conferencia “O impacto do lixo marinho na pesca e nos oceanos”.

Na intervenção de abertura, Serrão Santos referiu o trabalho realizado nos Açores para afirmar, de modo positivos, “a importância da mudança de comportamento dos cidadãos para a diminuição do lixo marinho”. 

Para Serrão Santos “a acumulação de lixo nos oceanos pode ser considerada o resultado de uma falha de mercado em terra. O problema tem origem – como tantas vezes – no facto dos produtores / fabricantes de bens (plásticos) não serem economicamente responsabilizados pelos produtos que vendem”.

O eurodeputado relembrou que “os plásticos já atingiram as margens das ilhas mais remotas e até mesmo as águas polares distantes dos centros urbanos tendo, inclusivamente, conquistado o mar profundo antes que a humanidade conseguisse lá chegar, o leito marinho profundo posse a constituir o último sumidouro para o lixo marinho”.

Na conferência que envolveu a Comissão Europeia, a FAO, a UNEP, mas também representantes de setores como as pescas e ONGs, o eurodeputado terminou realçando o trabalho que a UE está a desenvolver por via da “estratégia europeia para os plásticos e economia circular”, recordou que o G7 decidiu recentemente tomar medidas contra o lixo marinho e que o World Plastics Council, representando a indústria, também quer contribuir com soluções concretas para este desafio global.

DL/GDPE

Categorias: Regional

Deixe o seu comentário