Serrão Santos convidado para Comissão do mar dos Sargaços

Ricaro-Serrão-Santos-eurodeputado-PS-Açores

Ricardo Serrão Santos é uma das cinco personalidades selecionadas e convidados pelo Governo da Bermuda para constituírem a primeira Comissão do Mar dos Sargaços. Esta Comissão que resulta da Declaração de Hamilton, assinada na Bermuda em 11 de Março de 2014 por cinco governos (Açores, Bermuda, Estados Unidos da América, Reino Unido e Mónaco), tem como missão contribuir para a conservação do mar dos Sargaços. Esta Comissão será responsável por estabelecer uma estratégia para a conservação e gestão daquele ecossistema integrando e apoiando organismos internacionais e regionais.

A Aliança para a conservação do mar dos Sargaços é entendida como um passo significativo para a conservação daquele mar mas também do alto mar. Para Kristina Gjerde, Presidente da Comissão Executiva da Aliança para o mar do Sargaço e conselheira para a política de Alto Mar da União Internacional para a Conservação da Natureza “A Declaração de Hamilton é um raro oásis de vontade de ação voluntária conjunta tendo em vista a proteção do alto mar”.

Ricardo Serrão Santos acolheu com satisfação esta nomeação e referiu “o desempenho desta comissão poderá marcar o futuro da gestão dos mares. A nossa participação resulta do reconhecimento do trabalho que os Açores têm feito na investigação mas também na gestão política dos recursos marinhos e marítimos”, assim como no “papel decisivo que tivemos no sentido da adoção pela CBD dos critérios científicos e ecológicos para a seleção de Áreas Ecologicamente e Biologicamente Significantes (EBSA), nos mares e oceanos do planeta”. Serrão Santos presidiu à reunião de peritos da Convenção da Diversidade Biológica que em 2007, em Ponta Delgada, definiu e aprovou aqueles critérios.

DL/GDPE

Categorias: Sem categoria

Deixe o seu comentário