Log in

Seguro de colheitas nos Açores desperta interesse nos produtores de banana

O Secretário Regional da Agricultura e Florestas afirmou que o seguro de colheitas, uma forma de apoio ao setor agrícola recentemente disponibilizada nos Açores, está já a despertar interesse por parte dos produtores de banana. 

“A Cooperativa Frutaçor, por exemplo, prevê, a breve prazo, avançar com a contratualização de um seguro coletivo de colheitas para todos os seus cooperantes dedicados à produção de banana”, referiu João Ponte, que falava no final de uma visita às instalações desta cooperativa, localizada no concelho de Vila Franca do Campo, um dos que concentra maior número de produtores de banana na ilha de São Miguel. 

João Ponte considerou que a Frutaçor constitui “um bom exemplo” para o setor agrícola pelo passo que pretende dar e por perceber que os seguros de colheita representam uma proteção adicional ao rendimento dos produtores e não mais um custo.  

João Ponte referiu ainda que, com a disponibilização desta nova ferramenta, no futuro e em casos de situações de fenómenos naturais adversos cobertos pelos seguros, não existirão apoios públicos para cobrir prejuízos nas culturas afetadas. 

No caso do agricultor ter perdas de produção superiores a 20%, o seguro garante uma indeminização, ao contrário da Madeira e de Portugal continental, em que o que ficou definido foi cobrir apenas prejuízos acima dos 30%. 

DL/Gacs

Os leitores são a força do nosso jornal

Subscreva, participe e apoie o Diário da Lagoa. Ao valorizar o nosso trabalho está a ajudar-nos a marcar a diferença, através do jornalismo de proximidade. Assim levamos até si as notícias que contam.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

CAPTCHA ImageAlterar Imagem