O Secretário Regional da Saúde apelou às pessoas, em particular as que integram os grupos de risco, para que se vacinem, tendo em conta que se está a aproximar a época propícia “a uma maior incidência de gripe” nos Açores.
Luís Cabral frisou que os dados disponibilizados pela Direção-Geral da Saúde indicam que se regista nesta altura o “pico” da gripe no continente, acrescentando que, de acordo com o que é habitual, “essa maior incidência chega aos Açores duas a três semanas mais tarde”.
Por outro lado, recordou que se aproxima o tempo do Carnaval, uma altura de convívio em que há muitas pessoas em salões e, portanto, também favorável à sua proliferação.
Luís Cabral, que falava no final de uma visita ao Centro de Saúde da Praia da Vitória, onde se inteirou da forma como está a decorrer a campanha de vacinação, aproveitou para, uma vez mais, apelar às pessoas para que se vacinem, de forma a que “possam estar protegidas contra a gripe” .
O apelo é dirigido, de forma especial, a quem tem mais de 65 anos, às pessoas portadoras de doenças crónicas e a todos os grupos de risco. As unidades de saúde dos Açores já ministraram este ano cerca de 17 mil vacinas, mais do que no ano passado, o que representa uma taxa de cobertura dos grupos de risco “bastante aceitável”, segundo o Secretário Regional.
Luís Cabral frisou, no entanto, que ainda existem três mil vacinas disponíveis “que podem ser aproveitadas por pessoas que devem vacinar-se”.
DL/Gacs
Os leitores são a força do nosso jornal
Subscreva, apoie o Diário da Lagoa. Ao valorizar o nosso trabalho está a ajudar-nos a marcar a diferença, através do jornalismo de proximidade. Assim levamos até si as notícias que contam.
Deixe uma resposta