Sainte-Thérèse e Lagoa – 20 anos de geminação

receção-boas-vindas-comitiva-Saint-Therese-30ago14 (18)

Decorria o ano de 1994 quando foi assinado oficialmente o protocolo de amizade entre as cidades de Lagoa (Açores) e Santa Teresa (Canadá).

Desde então os laços de proximidade entre as duas comunidades firmaram-se de forma intensa com a realização de diversos intercâmbios que, ao longo destes 20 anos, envolveram várias pessoas e instituições.

Desde logo, e no ano de 1994, com a inauguração da Praça da Lagoa em frente aos Paços do Concelho de Sainte-Thérèse, bem como a Assinatura do Protocolo de Geminação entre os dois Municípios em Sainte-Thérèse. 

Entre 1996 e 2004, realizou-se vários intercâmbios escolares, com idas e vindas de vários alunos da Lagoa e Sainte-Thérèse, sendo que no ano de 2004, realizou-se a cerimónia do 10º aniversário da assinatura do Protocolo de Geminação entre Lagoa e Sainte-Thérèse, em que o Presépio Tradicional da Lagoa esteve em exposição em Sainte-Thérèse. Dois anos depois, uma delegação presidida por, João Ponte, visitou Sainte-Thérèse, pela primeira vez enquanto presidente da Câmara Municipal de Lagoa. Nesse mesmo ano realizou-se um Intercâmbio cultural com a ida do Grupo Som do Vento a Sainte-Thérèse.

Em 2008, foi a vez da Presidente da Câmara de Sainte-Thérèse, Mdme. Sylvie Surprennant, visitar a Lagoa, repetindo-se ambas as visitas dos dois municípios em 2010.  

Mais recentemente, em 2011, o Grupo Nova Geração participou nas Festas Do Divino Espírito Santo em Sainte-Thérèse, enquanto que, entre 2012 e 2013, o Grupo de Teatro A Faísca , da Escola Secundária de lagoa, realizou um Intercâmbio com os alunos da Académie Sainte-Thérèse.

Em julho passado, uma comitiva lagoense, presidida pelo presidente da Câmara de Lagoa, João Ponte, visitou a Ville de Sainte-Thérèse para as comemorações dos 20 anos de geminação entre as duas cidades, e durante esta semana, de 30 de agosto a 6 de setembro, a autarquia lagoense recebe a visita da presidente da câmara de Santa Teresa, Mdme. Sylvie Surprennant, juntamente com conselheiros municipais, de modo a assinalar esses 20 anos de geminação. 

DL/CML

Categorias: Local

Deixe o seu comentário