Rui Luís enaltece papel transversal do psicólogo na prevenção e promoção da saúde mental

O Secretário Regional da Saúde destacou  a relevância da ação da psicologia na prevenção e promoção da saúde mental, em articulação com outros profissionais.

O titular da pasta da Saúde, que falava na cerimónia que assinalou o Dia Nacional do Psicólogo, acrescentou que existe no Serviço Regional de Saúde uma vertente a explorar, nomeadamente o papel ativo desta classe na saúde ocupacional das próprias unidades de saúde.

Na sua intervenção, Rui Luís lembrou que o Plano Regional de Saúde contempla a integração da saúde mental nos cuidados de saúde primários, através da saúde materno-infantil.

O Serviço Regional de Saúde dispõe atualmente de 40 psicólogos distribuídos pelos hospitais e centros de saúde dos Açores.

O Secretário Regional referiu ainda o lançamento do livro ‘Sabes o que fazem os psicólogos? – Descobre a psicologia com a ajuda dos teus novos amigos!’, considerando que se trata de “uma ferramenta que, além de permitir uma melhor compreensão do papel do psicólogo, irá atenuar o preconceito existente em relação à doença mental”.

O Dia Nacional do Psicólogo, que foi comemorado pela primeira vez este ano, resulta de uma proposta endereçada pela Ordem dos Psicólogos Portugueses à Assembleia da República.

DL/Gacs

Categorias: Regional

Deixe o seu comentário