Ribeira Grande recebe cerimónia de juramento de bandeira

O município da Ribeira Grande recebe, esta sexta-feira, dia 31 de maio, a partir das 11:00 horas, no largo Hintze Ribeiro, a cerimónia de juramento de bandeira do RG2 – Arrifes, que integra vinte e três jovens, a muito deles oriundos da Ribeira Grande.

A Ribeira Grande será o primeiro concelho da ilha de São Miguel a receber uma cerimónia deste género (por norma tinham lugar em Ponta Delgada), o que constitui uma novidade e a vontade do Comando, nomeadamente do comandante coronel Crispim Paradelo, em descentralizar a cerimónia.

O juramento de bandeira é uma cerimónia pública durante a qual os militares prestam juramento de bandeira perante a Bandeira Nacional. Marca o final de um período de formação e, em simultâneo, o início de um novo período de formação.

A cerimónia do juramento de bandeira é entendida no quadro do rigoroso cumprimento da lei que cimenta a força da instituição militar. Assim, o princípio de total respeito pela Constituição da República Portuguesa, lei fundamental de Portugal, constitui a mais clara manifestação de vivência democrática e a mais explícita afirmação de respeito pela nossa história, pela comunidade a que pertencemos e por Portugal.

Na manhã desta quinta-feira, 30 de maio, teve lugar no largo Hintze Ribeiro o ensaio geral da cerimónia que chamou a atenção de muitas pessoas que passavam no local, não só pela curiosidade que sempre desperta, mas também pela parada que é abrilhantada pela banda militar.

DL/CMRG

Categorias: Regional

Deixe o seu comentário