Ribeira Grande cria plano para a igualdade e não discriminação

© LUÍS FURTADO/CMRG

O presidente da câmara da Ribeira Grande, Alexandre Gaudêncio, anunciou que o primeiro Plano Municipal para a Igualdade e Não Discriminação do município será implementado já no início do próximo ano.

O autarca reconheceu que “já tínhamos esta ambição há algum tempo, sendo que necessitávamos de um parceiro com experiência e que nos aconselhasse no que deveríamos implementar na Ribeira Grande”, disse.

O plano foi elaborado com o apoio técnico da Novo Dia – Associação para a Inclusão Social, e visa combater as desigualdades, contribuir para a coesão social e para uma sociedade mais inclusiva através da definição de medidas prioritárias a implementar no território, envolvendo as organizações locais, os munícipes e os colaboradores da autarquia. O mesmo irá vigorar no quadriénio 2023/2026, e pretende ser um referencial estruturante da ação do concelho da Ribeira Grande.

Alexandre Gaudêncio aproveitou a ocasião para reforçar a importância do papel ativo que as autarquias locais devem assumir, como forma de garantir uma sociedade mais inclusiva, coesa e igualitária. Neste sentido, destaca-se a assinatura do protocolo de cooperação entre a câmara da Ribeira Grande e o projeto (A)MAR, para a abertura de um gabinete de apoio à comunidade LGBTI, na Ribeira Grande.

O gabinete encontra-se sediado nas instalações da divisão de Ação Social da autarquia, sito à rua Luís de Camões, estando aberto ao público no horário de expediente.

Categorias: Regional

Deixe o seu comentário