Ribeira Chã tem nova museografia no Núcleo de Arte Sacra e Etnografia da freguesia

Foto: CML

Decorreu esta terça-feira, 17 de junho, a inauguração da nova museografia do Núcleo Museológico de Arte Sacra e Etnografia da freguesia da Ribeira Chã, na Lagoa. Uma cerimónia que contou com a presença da Presidente da Câmara Municipal de Lagoa, Cristina Calisto, da Secretária Regional da Solidariedade Social, Andreia Cardoso, da Presidente da Junta da Ribeira Chã, Vitória Couto, e do Padre João Furtado na qualidade de Presidente do Centro Social e Paroquial da Ribeira Chã.

A nova museografia vem na sequência do trabalho que o município tem realizado em todos os espaços museológicos, melhorando-os tanto em termos espaciais como museograficamente, apostando numa melhor comunicação e divulgação.

A Câmara Municipal de Lagoa está também a planear a inauguração da nova museografia do Núcleo Museológico Casa Maria dos Anjos Melo, ainda este verão. Este núcleo foi um legado, deixado pela catequista e residente da freguesia, Maria dos Anjos Melo, à fábrica da igreja da Ribeira Chã, prevendo-se também, no mesmo período, a abertura da adega com a sua nova museografia. Um espaço que foi criado para homenagear os vitivinicultores da freguesia e que dá a conhecer a cultura vitivinícola e os utensílios utilizados na elaboração e conservação do vinho.

Quanto ao Núcleo Museológico de Arte Sacra e Etnografia foi fundado pelo padre João Caetano Flores, no século XX, mais precisamente na década de 80, sendo que a nova museografia contempla uma área dedicada ao seu fundador, com a intenção de homenagear e perpetuar a sua memória.

O Núcleo Museológico de Arte Sacra e Etnografia tem um novo horário e vai estar aberto de segunda a sexta-feira das 10h00 às 13h30 e das 14h30 às 18h00, durante o período de verão (30 de março a 30 de setembro). No inverno (1 outubro a 29 de março), irá abrir das 9h30 às 13h00 e das 14h00 às 17h30.

DL/CML

Categorias: Local

Deixe o seu comentário