A Associação Irmandade do Divino Espírito Santo da Trindade da Ribeira Chã promove, de 15 a 19 de junho, o Império do Divino Espírito Santo da Trindade, junto ao Centro Comunitário Padre João Caetano Flores.
Segundo uma nota enviada à nossa redação, esta iniciativa tem como intuito a preservação e a promoção da cultura e das tradições, que fazem parte da memória coletiva do povo açoriano, naquilo que têm de mais singular, sendo uma devoção com grande tradição no seio desta comunidade.
As festividades têm um diversificado programa, com início na quinta-feira, dia 15 de junho, pelas 19h00, com um cortejo de gado, que percorre algumas ruas da freguesia, acompanhado pelo Grupo de Cantares Filhos da Terra, e que se concentrará para arrematação junto ao Jardim e Parque Infantil. Na sexta-feira, pelas 19h30, um grupo de Foliões percorre as principais ruas da freguesia, cantando às portas de todos aqueles que tiveram as Domingas, seguindo-se a bênção da carne e a ceia de criadores. No Sábado, de manhã, pelas 9h30, haverá lugar à abertura e à bênção da despensa e à distribuição de pensões. Pelas 21h30, será efetuada a mudança da “Pombinha”, terminando o serão com a atuação do artista Luciano Farias.
No domingo, pelas 12h30, haverá o tradicional cortejo, acompanhado pela Banda Filarmónica Fraternidade Rural, seguindo-se a missa solene e a coroação às 13h00. Pelas 16h30, realizar-se-á uma procissão de oferendas e a distribuição de presentes aos doentes da freguesia, com a animação do Grupo de Castanholas de Rabo de Peixe – Os Companheiros e, já mais tarde, pelas 19h30, o adro da Igreja irá acolher as tradicionais sopas do Espírito Santo. O arraial será um momento de grande convívio e de alegria, com as arrematações de oferendas, pelas 20h30, e com o sorteio das Domingas para o ano 2018, pelas 23h00.
Para segunda-feira, último dia de festa, o serão será animado pelo conjunto musical – Ilusions, que encerrará as festividades em honra do Espírito Santo.
Para a Presidente da Irmandade, Albertina Oliveira, ”estas são as festas do povo e para o povo, que se exprimem na alegria do convívio e na interajuda comunitária. A essência deste culto é o espírito de solidariedade e de partilha e que se assumem, cada vez mais, como valores fundamentais”.
DL/AIDEST
Os leitores são a força do nosso jornal
Subscreva, participe e apoie o Diário da Lagoa. Ao valorizar o nosso trabalho está a ajudar-nos a marcar a diferença, através do jornalismo de proximidade. Assim levamos até si as notícias que contam.
Deixe uma resposta