Rendimentos dos funcionários públicos têm aumentado de forma consistente e progressiva

O Vice-Presidente do Governo destacou o aumento que se tem vindo a verificar dos rendimentos dos trabalhadores da função pública nos Açores.

Sérgio Ávila, ouvido na Comissão de Economia da Assembleia Legislativa sobre o aumento do montante da remuneração complementar nos Açores, afirmou que, nos últimos três anos, os funcionários públicos da Região tiveram, por um efeito acumulado, um aumento “consistente e progressivo dos rendimentos”.

Segundo o titular da pasta das Finanças, o efeito cumulativo tem a ver com a anulação da sobretaxa de IRS de 3,5%, com o aumento no diferencial fiscal na Região de 30% para o primeiro escalão e de 25% para o segundo escalão, bem como das valorizações remuneratórias e progressões das carreiras.

Por outro lado, Sérgio Ávila frisou que os “funcionários públicos com menores níveis de rendimento” estão igualmente associados ao aumento do rendimento líquido que os Açorianos têm registado, já que, nos últimos três anos, esses funcionários obtiveram “um aumento significativo” dos rendimentos, através da subida do salário mínimo regional.

DL/Gacs

Categorias: Regional

Deixe o seu comentário